09 abril 2024

Minha opinião

A provocação de Elon Musk

Luciano Siqueira

 

Vamos dar golpe em quem quisermos, disse Musk em 2020, lembra a colunista Letícia Casado, do UOL.

Uma manifestação clara do alinhamento público de Musk com posições defendidas pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Empressão de ingerência, aberta ou implícita, das big techs em países mundo afora. Sobretudo onde não há mecanismos eficases de autoproteção.

Subproduto do capitalismo dos nossos dias, que repete a trajetória histórica do sistema ao concentrar nas mãos de uns poucos da classe burguesa o meios de produção e o monopólio da informação.

Mais: num instante da vida no mundo em que o sistema imperante tende a concentrar a produção, a renda e a riqueza em todas as suas modalidades, superestima o capital fictício e exclui a maioria dos que dependem do trabalho para a sobrevivência.

E que, em decorrência disso, realiza o tráfico da informação sob a chancela mentirosa da “liberdade de expressão”, em favor do autoritarismo em suas diversas modalidades.

O caso Elon Musk versus Alexandre de Moraes é uma expressão prática imediata de tudo isso.

Cabe sim a reação firme do ministro e da Corte Suprema brasileira, arguindo a soberania nacional e o respeito à Constituição e às leis vigentes no Brasil.

[Ilustração: charge de Miguel Paiva]

De que dispersão estamos falando? https://bit.ly/3TKqvu7

Nenhum comentário: