Impressão da Nova Era: a indústria marítima da China
Global Times
11 de julho marca o 20º Dia Marítimo na China. É o único feriado no campo marítimo da China aprovado pelo Conselho de Estado, o gabinete do país.
Em uma coletiva de imprensa realizada em 26 de junho, Yang Huaxiong, diretor do Water Transport Bureau do Ministério dos Transportes, disse que o tema deste ano — navegação inteligente e futuro tranquilo — reflete a necessidade de desenvolver a indústria marítima na nova era. A navegação inteligente, os portos inteligentes, a manufatura inteligente e outras explorações práticas da China estão totalmente em andamento, e "inteligente" se tornou uma característica importante do desenvolvimento de alta qualidade da indústria marítima.
O tema também está alinhado com o tema do Dia Marítimo Mundial deste ano. Ao promover a integração e a inovação da tecnologia da informação de nova geração na indústria de transporte aquático, a China continua a capacitar a futura transformação e atualização da indústria marítima e a contribuir com a sabedoria e a força chinesas para o desenvolvimento da indústria marítima mundial, explicou Yang.
11 de julho de 1405 é o dia em que o lendário navegador chinês Zheng He zarpou pela primeira vez para os "Oceanos Ocidentais" durante a Dinastia Ming (1368-1644). Zheng liderou uma grande frota para o oeste, exibindo o espírito de uma potência marítima oriental e abrindo as portas para o comércio exterior da China.
Hoje, a China se tornou a maior nação comercial do mundo. Do antigo conceito marítimo de "um mundo unificado" ao conceito atual de uma comunidade global com um futuro compartilhado para a humanidade, o que mudou foi a cada vez mais poderosa indústria marítima chinesa, enquanto o que permanece inalterado é o espírito de exploração marítima e relações amigáveis de vizinhança.
Até agora, a China construiu 21 terminais de contêineres automatizados, 28 terminais de carga a granel automatizados e ocupa o primeiro lugar no mundo em número de terminais automatizados construídos ou em construção. O projeto da quarta fase do Porto de Taicang é o primeiro terminal automatizado na Bacia do Rio Yangtze, com uma eficiência operacional mais de 25 por cento maior do que os terminais de contêineres tradicionais e 10 por cento maior do que terminais automatizados semelhantes, tornando-o conhecido como o porto "mais inteligente" ao longo do Rio Yangtze.
Ao mesmo tempo, a China construiu o maior sistema de segurança marítima do mundo. Em 26 de dezembro de 2008, a primeira frota de escolta da Marinha Chinesa zarpou de um porto militar em Sanya, Província de Hainan, no sul da China, rumo às águas do Golfo de Áden e da Somália para realizar missões de escolta, marcando uma nova jornada para a Marinha Chinesa no mar azul profundo.
Nos últimos 16 anos, a Marinha Chinesa despachou 46 frotas, mais de 150 navios de guerra e mais de 35.000 oficiais e soldados para resgatar ou escoltar mais de 7.200 navios chineses e estrangeiros, garantindo a segurança absoluta dos navios escoltados. Com ações práticas, demonstrou a grande responsabilidade dos militares chineses e ganhou elogios generalizados em casa e no exterior.
Com o desenvolvimento da indústria marítima, o oceano não é mais domínio exclusivo dos exploradores. Pessoas comuns também podem viajar em navios de cruzeiro para o mar aberto para desfrutar de aventuras românticas e gratuitas. O Aida·Modu (Adora Magic City), o primeiro navio de cruzeiro de grande porte construído e operado internamente pela China, embarcou em sua viagem comercial inaugural em 1º de janeiro. De acordo com relatos da mídia em maio, o Aida·Modu pode acomodar quase 150.000 passageiros. O
poder marítimo da China também está desempenhando um papel cada vez mais importante na exploração oceânica e na pesquisa científica marinha. O primeiro quebra-gelo de pesquisa científica polar construído de forma independente pela China, o Snow Dragon 2 , participou da expedição polar da China pela primeira vez em 2019 e concluiu com sucesso a 40ª tarefa de expedição à Antártida em abril deste ano.
O Snow Dragon 2 é o primeiro quebra-gelo de pesquisa científica polar do mundo a adotar tecnologia de quebra-gelo bidirecional na proa e na popa, com a capacidade de quebrar continuamente 1,5 metros de gelo e 0,2 metros de neve a velocidades de 2 a 3 nós em ambas as direções. O navio é equipado com guinchos científicos, instrumentos de perfil sísmico raso em alto mar, sismômetros de fundo do mar e outros equipamentos para atender às necessidades de medição precisa do fundo do mar e exploração de recursos pesqueiros. As atividades marítimas da China também estão espalhando a boa vontade da China para lugares mais distantes. Em 16 de junho, o navio-hospital Peace Ark
da Marinha Chinesa zarpou de um porto militar em Zhoushan, província de Zhejiang, para realizar sua 10ª tarefa "Missão Harmoniosa-2024". Com o número de casco 866, o Peace Ark é o primeiro navio-hospital oceânico padronizado, projetado e construído domesticamente na China. O navio é equipado com um sistema de consulta médica remota, e sua configuração de equipamento médico é equivalente à de um hospital de alto nível na China, tornando-o um moderno hospital móvel no mar.
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