12 agosto 2024

Minha opinião: newsletters bichadas

O mundo em 8 minutos?

Luciano Siqueira   

Anúncios de newsletters dizem garantir que em 8 minutos nos informam sobre absolutamente “tudo o que precisamos saber”.  

Basta assinar e abrir o e-mail todas as manhãs. 

 

Típico da comunicação cibernética instantânea, fracionada e superficial dos nossos dias. 

"Tudo" sintetizado em 8 minutos! 

Não acredito. 

O mundo é muito mais complexo e acontece tanta coisa simultaneamente em nossa aldeia e nos cinco continentes que nenhum ser vivente estará bem informado a partir de notas curtas cuja leitura é tão rápida assim. 

Nem aceito. 

Afinal, quem decide que as informações ali contidas são as que eu preciso saber? 

Os editores têm opinião política própria, ideologia e preferências. Via de regra diferentes, ou opostas, às minhas. 

Caso atual da Venezuela: as notas são escandalosamente pró-intervenção norte-americana.


Sei disso porque recebo duas todas as manhãs, na condição de assinante gratuito e sem acesso ao que talvez seja pior — análises sobre temas de fundo transmitidas em vídeo. 

Melhor seria se os anúncios fossem honestos: "em apenas oito minutos você conhecerá nossa visão de mundo sobre o que está acontecendo, respeitando o seu ponto de vista pessoal".

Mas aí é querer demais.

 

Pois na globosfera, mesmo muitos dos que se dizem contrários à guerra cultural, que simplifica tudo em duas concepções extremas da vida, também a praticam.

 

Sinceramente, prefiro esse meu modestíssimo blog www.lucianosiqueira.blogspot.com  que diariamente expõe minha opinião própria e matérias diversas cujo conteúdo se situa numa posição à esquerda — não necessariamente o ponto de vista explícito do PCdoB —, porém ampla e mutuamente respeitosa.

 

O que me permite transcrever textos sobre os quais não tenho pessoalmente integral concordância. 

Compartilho apenas o que leio, ouço e vejo, na melhor intenção de suscitar o bom e esclarecedor debate.

Na atualidade, o blog recebe entre 15 a 22.000 acessos diários. 

Bastante razoável, não?

Leia também: https://lucianosiqueira.blogspot.com/2024/06/influencia-mercado-midia.html

Nenhum comentário: