16 fevereiro 2022

Reconstrução nacional

PCdoB lança Plataforma emergencial de reconstrução nacional

Plataforma é um documento denso, que subsidiará a contribuição da legenda comunista nos debates no âmbito das forças democráticas e progressistas em face dos grandes desafios de 2022.
Portal Vermelho www.vermelho.org.br

 

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aprovou no último sábado (12), em reunião plenária, realizada virtualmente, o documento “Diretrizes para uma plataforma emergencial de reconstrução nacional”.

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, em seu Informe Político, à referida reunião salientou que a Plataforma é um documento denso, que subsidiará a contribuição da legenda comunista nos debates no âmbito das forças democráticas e progressistas em face dos grandes desafios de 2022.

São contribuições, sublinha Luciana, à construção de saídas para a grave crise em que o Brasil se encontra. Destaca ainda, a presidenta do PCdoB: “a luta que travaremos é para derrotar Bolsonaro e abrir caminho à construção de uma nova maioria política na sociedade brasileira capaz de promover convergências em torno de um projeto de reconstrução nacional”.

Por sua vez, Nilson Araújo, economista, professor da UNILA, membro da Comissão Política do PCdoB e da diretoria da Fundação Maurício Grabois destaca que o conteúdo da Plataforma está focado em diretrizes, políticas e medidas, que na ótica dos comunistas, são essenciais para o país sair da crise e também para que seja desencadeado processo de reconstrução nacional.

O professor Nilson foi o relator do texto em todo seu rico itinerário de elaboração que demandou seminários e acolheu aportes de dezenas de lideranças do Partido. A Plataforma foi debatida no processo do 15º Congresso do Partido e nas conferências estaduais e municipais que o precederam.

Agora, quando o PCdoB está empenhado em ajudar formar uma Federação de Partidos que agregue legendas do campo democrático e de esquerda, representando a mais ampla unidade popular, a Plataforma se constitui numa fonte importante nos debates ora em andamento para elaborar o programa da futura Federação. Será, também, como destaca o professor Nilson, fonte, ainda, para o programa de governo do candidato à presidente da República que terá o apoio dos comunistas, bem como à elaboração do programa das candidaturas do Partido que irão disputar as eleições de 2022.

Leia aqui a íntegra do documento: https://bit.ly/3BrK0yk

Nenhum comentário: