04 setembro 2024

Minha opinião: o quê?

Palavra rediviva

Luciano Siqueira 

Uma palavra puxa a outra, escuto dizer desde criança. 

E assim muita prosa se prolonga prazerosamente noite adentro. 

 

Também as boas lembranças do passado vêm à tona. 

 

Como agora, em que manuseio alguns volumes de literatura na biblioteca daqui de casa e me deparo com a palavra perífrase. 

E me veio à mente o hábito divertido das disputas com Wilson Doido, colega de turma do terceiro ano do ginásio no Colégio Estadual do Atheneu Norte-rio-grandense, em Natal. 

Wilson, comerciário, era alguns anos mais velho do que eu. Metido a saber tudo e dono de verve muito peculiar. 

Antes do início das aulas, frequentemente nos divertíamos pelejando sobre o significado de certas palavras. 

Às vezes ele vencia, mas na maioria das vezes eu é que saia vitorioso, pelo simples fato e já ser, àquela época, leitor assíduo.

Ocorre que numa das vezes empatamos a disputa pela ignorância mútua. 

Eu havia escutado o professor Saturnino, que lecionava Português, pronunciar a palavra perífrase. Na ocasião, não retive o significado do termo


Tempos depois, desafiado por Wilson, pus em questão o significado do termo. 

 

E após algum tempo cascavilhando a própria memória, meu adversário deu-se por vencido, porém não pude celebrar a vitória justamente porque também não sabia a resposta.

Até que hoje, décadas passadas, a palavra salta os meus olhos de um texto de crítica literária, e finalmente a encontro em pesquisa digital no dicionário Oxford Languages: "frase ou recurso verbal que exprime aquilo que poderia ser expresso por menor número de palavras; circunlóquio".

Gostei do significado, até porque sempre busco a concisão nas mal traçadas linhas que escrevo sobre temas diversos. Mas do termo, não; pareceu-me meio pedante, escorreito em demasia.

Será?

Leia também: https://lucianosiqueira.blogspot.com/2024/09/minha-opiniao-quem-disse.html

Nenhum comentário: