Trump ameaça UE com tarifas caso não compre mais petróleo e gás dos EUA
Compradores, incluindo a UE e o Vietnã, já discutem a possibilidade de adquirir mais combustível dos EUA para evitar a imposição de tarifas.
AEPET
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu a União Europeia (UE) que suas exportações estarão sujeitas a tarifas americanas caso os países membros do bloco não aumentem significativamente as compras de petróleo e gás natural liquefeito (GNL) dos EUA.
“Disse à União Europeia que eles devem compensar seu enorme déficit com os EUA por meio da compra em grande escala de nosso petróleo e gás. Caso contrário, será TARIFAS o tempo todo!!!”, publicou Trump em sua rede Truth Social.
Os EUA são o maior produtor mundial de petróleo bruto e o principal exportador de GNL. Compradores, incluindo a UE e o Vietnã, já discutem a possibilidade de adquirir mais combustível dos EUA para evitar a imposição de tarifas.
Déficit comercial e tensões comerciais
O déficit comercial de bens e serviços dos EUA com a UE foi de US$ 131,3 bilhões em 2022, segundo o Escritório do Representante Comercial dos EUA. Desde a vitória de Trump nas eleições de novembro, a UE tem se preparado para uma possível ofensiva comercial americana.
O bloco foi pego de surpresa em 2017, durante o primeiro mandato de Trump, quando ele impôs tarifas sobre o aço e o alumínio europeus alegando questões de segurança nacional. Desde então, a UE reformulou sua doutrina comercial, criando mecanismos para reagir a práticas coercitivas.
O mundo gira. Saiba mais https://bit.ly/3Ye45TD
Nenhum comentário:
Postar um comentário