05 janeiro 2023

Minha opinião

A crítica precipitada não esclarece nem ajuda

Luciano Siqueira

 

Acompanho o futebol como torcedor desde a primeira infância. Fui precário peladeiro. E sempre estive muito atento ao que dizem os analistas qualificados desse emocionante esporte.

Com eles aprendi que é preciso esperar pelo menos uns 15 minutos do primeiro tempo para emitir algum juízo de valor sobre os contendores. Salvo se um deles cometer erros desastrosos logo no início da partida.

O mesmo cabe à análise crítica de novos governos. Na minha experiência de vice-prefeito do Recife, por quatro mandatos, percebi que os três primeiros meses são cruciais. Seja porque o governante tem o desafio de pegar o boi pelo chifre e resolver alguns problemas imediatos de interesse sensível da população; seja porque é o tempo necessário para que cada secretário constitua a sua equipe, tome pé na realidade administrativa herdada e possa ensaiar intenções e métodos.

Vale agora para o governo Lula e para os governos estaduais.

É preciso ter paciência e observar atentamente, sobretudo, a realidade dos fatos.

Há muita precipitação da parte de analistas da grande mídia e também da militância digital de variadas correntes políticas.

Nem elogios exagerados, nem a crítica precipitada — pois em nada ajudam a compreensão da realidade como de fato ela é.

Faz parte da educação política de todos nós o esforço sincero de análise concreta da realidade concreta, como se diz na tradição marxista.

Em variados graus, uma atitude consequente passiva de ser adotada por cada um de nós.

A realidade é furta-cor https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: