07 agosto 2023

China+Asean

Começa a Semana ASEAN-China, reafirmando cooperação e estreitamento de laços
'Diplomacia Track II ' ajuda a quebrar barreiras, deixando menos espaço para terceiros semearem discórdiaWang 
Qiem Fuzhou/Global Times


A China e a ASEAN reafirmaram a importância da solidariedade e da cooperação diante dos desafios e prometeram laços mais estreitos e fortes no futuro, enquanto a primeira Semana ASEAN-China 2023 se desenrolava em Fuzhou, no leste da China, na sexta-feira, dois dias antes do ASEAN Day 2023, o 56º da organização aniversário. 

O evento é co-organizado pelo ASEAN-China Center (ACC) e pelo Gabinete de Relações Exteriores do Governo Provincial de Fujian e do Governo Municipal de Fuzhou. Mais de 300 altos funcionários do governo, enviados diplomáticos, empresários e especialistas em think t anks da ASEAN e da China participaram do evento que durará até 11 de agosto.

Durante o principal fórum temático sobre uma "Parceria Estratégica Integral ASEAN-China voltada para o Futuro na Nova Era", representantes da China e dos países da ASEAN enfatizaram a importância da paz e estabilidade regionais.

Durante o Fórum ASEAN-China (Fujian) sobre Cooperação Comercial e de Investimentos na tarde de domingo, três plataformas de serviço público sob a China-Indonésia "Dois Países, Parques Gêmeos" foram reveladas. Também foram assinados acordos-quadro de cooperação estratégica para nove projetos no âmbito de "Dois países, parques gêmeos". 

Sessões como um carnaval gourmet, semana de cinema da ASEAN e um concerto sinfônico ASEAN-China foram realizadas durante o dia de abertura. O Shangri-La Hotel em Fuzhou ofereceu comida dos países da ASEAN e da China para os participantes desfrutarem, a maioria dos quais usou pauzinhos em vez de facas e garfos, enquanto filmes de nações da ASEAN eram apresentados em uma tela enorme. 

Apesar das complexidades da situação internacional, a ASEAN conseguiu manter a paz e a estabilidade na região e sustentar um bom ímpeto de crescimento, disse Shi Zhongjun, secretário-geral do ASEAN-China Center, em seu discurso de abertura no domingo. 

Shi disse que a ASEAN é uma das regiões mais dinâmicas e está liderando a recuperação pós-pandêmica do mundo. O sucesso da ASEAN "está em sua escolha certa de progresso em vez de regressão, cooperação em vez de confront ação e abertura em vez de isolamento... [ela] reside em sua adesão à solidariedade e independência, em sua valorização da paz e do desenvolvimento."

O ano de 2023 marca o 20º aniversário da adesão da China ao Tratado de Amizade e Cooperação no Sudeste Asiático (TAC) e o 10º aniversário de uma iniciativa da China para trabalhar com os países da ASEAN para uma Rota da Seda Marítima do século 21 e para uma China mais próxima -Comunidade ASEAN com um futuro compartilhado.

Embaixador da Tailândia na China Arthayudh Srisamootelogiou o papel da ASEAN-China Week na criação de mais conhecimento e compreensão sobre a cultura da ASEAN, pois o público chinês terá a oportunidade de aprender sobre a ASEAN, produtos e conhecer novas pessoas por meio do evento.

2023 também marca o 10º aniversário da Belt and Road Initiative (BRI). O Embaixador Srisamoot elogiou o papel da iniciativa em promover a conectividade entre as nações. 

O livre fluxo de exportações tailandesas tem desfrutado de muito bom acesso ao mercado na China... a BRI oferece um ambiente de vizinhança ideal para os dois países cooperarem, não apenas em transporte, logística, mas também em intercâmbios de cultura e juventude de pessoa para pessoa entre duas nações, disse o embaixador ao Global Times.

Ong Tee Keat, membro sênior do Taihe Institute e presidente do centro de estudos da Malásia, Center for New Inclusive Asia, disse ao Global Times no domingo que, desde que o relacionamento entre a China e a ASEAN foi atualizado para uma parceria estratégica abrangente, torna-se mais necessário para desenvolver relações multidimensionais e globais.

As sessões apolíticas durante o evento buscam quebrar barreiras entre as pessoas para evitar suspeitas desnecessárias, caso um terceiro semeia discórdia e incita ao populismo quando há mal-entendidos, disse Ong. 

Ong é ex-vice-presidente da câmara baixa do parlamento da Malásia, ministro dos transportes da Malásia e presidente da Associação Chinesa da Malásia. Ele acredita que a "diplomacia da Trilha II", que enfatiza os intercâmbios interpessoais e c ulturais e o contato não oficial, é crucial para a China aprofundar os laços com a ASEAN.

A Semana ASEAN-China, que ocorreu após a Reunião de Ministros das Relações Exteriores realizada em Jacarta em julho, é vista como um evento importante para promover outros intercâmbios China-ASEAN no segundo semestre de 2023. A Cúpula ASEAN-China de 2023 está programada para ser 

realizada em setembro, seguido pela 20ª Expo China-ASEAN e Cúpula de Negócios e Investimentos China-ASEAN. A Cúpula da APEC em novembro também contará com a presença de nações da ASEAN e da China. 

Benito Gosiaco Techico, enviado especial do presidente das Filipinas à China para comércio, investimento e turismo, disse ao Global Times no domingo que Manila espera mais colaboração de investimento com a China, particularmente no campo da agricultura, informação, tecnologia, turismo, manufatura e energia renovável. 

"A perspectiva é definitivamente positiva", acrescentou. 

A ASEAN é o maior parceiro comercial da China há três anos consecutivos. No primeiro semestre de 2023, o comércio com os países da ASEAN representou 15,3% do comércio total da China, atingindo 3,08 trilhões de yuans (US$ 428,96 bilhões), um aumento de 5,4% em relação a 2022. 

Relação Bilateral Brasil e China — de Geisel a Lula https://tinyurl.com/237renhf

Nenhum comentário: