16 agosto 2023

Minha opinião

Brasileiros uberizados em Portugal
Luciano Siqueira
 
Estima-se que 9,1 mil brasileiros atuam como motoristas de aplicativos em Portugal.
 
Não é pouco. Significa muito sob vários aspectos.
 
Da última vez que estive em Portugal, antes da pandemia de Covid, pelo menos dois mineiros, um paulista, um paraibano e um baiano me atenderam dirigindo veículos afiliados a Uber.
 
Cada um com a sua história. Todos na expectativa de em breve adotarem a dupla nacionalidade.
 
Um deles, o paraibano, na cidade do Porto, nem sei exatamente o motivo (esqueci de perguntar em detalhes) pretendia a partir daí, da dupla nacionalidade, migrar para a Bélgica.
 
Antes, no Brasil, um dos mineiros trabalhara em banco, o paulista motorista de caminhão, o baiano comerciário e o paraibano operador de máquinas de terraplanagem.
 
Destino comum para trabalhadores que fugiam de nossa terra por falta de oportunidades.
 
Hoje gostaria muito de saber deles. Inclusive se estariam dentre os muitos brasileiros e brasileiras que agora desejam retornar, tanto pelo desencanto em terras portuguesas como pelas notícias de que o pesadelo Bolsonaro e a falta de perspectiva agora dão um lugar à esperança com o terceiro governo Lula.
 
Pois é disso que se tem notícias. Não são poucos, homens e mulheres, que pensaram progredir lá fora além do possível e agora sofrem o preconceito que se alastra em terras portuguesas em razão da concorrência com a mão de obra estrangeira.
 
Até o escritor e exímio biografo de personalidades como Getúlio Vargas e padre Cícero, Lyra Neto, doutorando na Universidade do Porto, segundo disse em entrevista outro dia, chegou a ouvir num restaurante gritos de "volta para o Brasil!"
 
Imagine aqueles que trabalham em serviços diversos, os citados motoristas ou os garçons pernambucanos que encontrei em Cascais.
 
Rodar pelo mundo afora é uma bela experiência, mas mesmo essa turma que foi em busca da sobrevivência quer mesmo é retornar ao nosso país tropical.
 
Que retorne tantos quantos possam e juntos sigamos em frente na reconstrução da nação com melhoria real da vida do nosso povo.

Nem todos os caminhos levam aonde se quer https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: