05 novembro 2023

Minha opinião

A ponta do iceberg

Luciano Siqueira

Numa dessas conversas ocasionais, de quando chego ou saio da sede do Comitê Estadual do PCdoB, no Recife, uma jovem militante se disse curiosa em relação a um detalhe que percebe nos textos da minha coluna de toda quinta-feira no portal Vermelho www.vermelho.org.br:

— Você se refere a coisas importantes, mas não desenvolve. Fica a curiosidade de quem lê.


O comentário me gratificou duplamente: pela percepção exata do que pretendo ao me referir a determinados conceitos ou acontecimentos; e pelo reconhecimento de que de algum modo meu texto desperta a curiosidade pelo tema abordado.


Escrevo semanalmente desde a primeira quinta-feira em que o portal Vermelho entrou na globosfera. Ininterruptamente. São vinte e poucos anos. Sempre fiel ao editor de então, Bernardo Jofyli:


— Quero um texto curto que caiba na tela do computador. Escreva sobre qualquer assunto, a seu critério, desde que em estilo coloquial. Sua tarefa é despertar a atenção e o interesse para temas inclusive complexos, uma espécie de convite ao leitor para que leia e discuta.

E assim tenho feito, mirando não quadros dirigentes, mas sim militantes de base, ativistas e o público em geral.

Lembro que Ernest Hemingway recomendava ao autor de um conto que permanecesse na superfície, como a ponta de um iceberg, cabendo ao leitor construir com a própria imaginação o conteúdo da narrativa.

A minha coluna semanal não passa disso: uma coluna, portanto de texto curto e, o quanto possível, insinuante.

Embora não se constitua em contos (crônicas, às vezes) a coluna segue a recomendação de Hemingway, exibe a ideia na superfície e atrai o leitor para que ele mesmo, na busca de entender o tema, construa a sua própria versão a ser validada e aprofundada com novas leituras e com o debate.

Daí a minha satisfação com o comentário da jovem militante, que percebeu o meu "truque". 

Modéstia à parte, isto só é possível porque a simplicidade do texto reflete em geral a profundidade da leitura e da reflexão.

Pois é preciso mergulhar na complexidade dos fenômenos para revelá-los através de um detalhe aparentemente simples.

Para além das faces visíveis https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: