Luciano Siqueira
Se há uma área da atividade humana em que tenho que me assumir definitivamente medroso é a comunicação institucional digital.
Refiro- me a procedimentos relacionados ao imposto de renda, compra e venda de objetos, marcação de viagens aéreas e, sobretudo, portais institucionais.
Todos os portais se apresentam como " amigáveis", ou seja, de fácil interação.
Não concordo.
Nem sempre consigo dar todos os passos sem a obrigatoriedade de voltar atrás para verificar os dados que digitei. É o portal que pede. E assim me gera mais desconfiança.
E tenho muitos motivos para isso.
Outro dia o gerente do Banco comentou que diariamente recebe clientes de nível de escolaridade superior que caem lamentavelmente em golpes cibernéticos sorrateiros.
Justamente porque há detalhes nos portais que autenticam o dito cujo e os usuários não os consideram devidamente.
No meu caso, sequer consigo achar esses tais detalhes, avisos ou mecanismos de confirmação.
Então tenho recorrido sistemicamente ao meu neto Miguel, experiente e ágil nesse tipo de procedimento.
No caso de aplicativos baixados no smartphone é um horror!
Agora mesmo tento marcar um exame médico, fase conclusiva da renovação da minha Carteira Nacional de Habilitação e recebo de volta, repetidas vezes, o comando "confira o seu CPF", quando já o digitei corretamente várias vezes!
Assíduo internauta, vejo-me rebaixado a mero operador de pedidos de comida, Uber e, no máximo, compra de livros.
E me assumo nessa condição de ser inferior, pois não tenho a menor vontade de me submeter a qualquer treinamento técnico para superar minha assumida condição de ignorante e excessivamente cauteloso.
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