14 junho 2024

Minha opinião/resposta imediata

Reagir é preciso 
Luciano Siqueira 

 
Percorra a versão digital dos principais jornais do país. Verá que colunistas de vários estilos e notícias tão superficiais quanto garoa paulista têm como alvo o governo Lula — que consideram responsável (ou omisso) por quase todas as mazelas do país. 
 
Se o presidente da Câmara dos Deputados, de direita, Arthur Lira põe em pauta matérias de teor retrógrado e até desumano — como a criminalização de mulheres vítimas de estupros que interrompem a gravidez —, o governo é acusado, pasmem!, de leniência. 
 
Se as bancadas de direita e centro-direita fundamentalistas na defesa dos interesses supremos do Deus Mercado Financeiro inviabilizam a tramitação de proposições do governo, a responsabilidade, ao olhar da mídia corporativa reacionária, é do próprio governo! 
 
É a cantilena cotidiana que se difunde amplamente apoiada na comunicação digitalizada e confunde parcela expressiva da população. 
 
Óbvio que o governo precisa reagir na medida. E que essa resistência deve ocorrer na dupla trincheira da comunicação e do pronunciamento coletivo da base social que deseja a reconstrução do país. 
 
Reuniões amplas, debates de temas candentes, pronunciamentos de personalidades expressivas e adoção de manifestos públicos por parte de categorias profissionais e de segmentos populares e democráticos aglutinados em torno de bandeiras comuns precisam urgentemente se multiplicar na cena política do país. 
 
Gestos que podem repercutir amplamente, difundidos pelos diversos meios de comunicação, sobretudo dos digitais hoje de ampla e poderosa audiência. 
 
Daí a necessidade de que três comandos, digamos assim, tomem a iniciativa: o do próprio governo, o dos partidos políticos integrantes da ampla frente democrática e governista e o dos movimentos sociais.
 
Para além do protesto contra a mídia é preciso, sobretudo, esclarecer e colocar em movimento os trabalhadores e as mais amplas parcelas do povo interessadas no êxito do governo.  

2 comentários:

Anônimo disse...

É preciso uma reação urgente contra essa campanha contra o governo , vinda da mídia elitista e golpista , incluindo os partidos e os movimentos sociais

Sylvio Belém disse...

É preciso uma reação dos partidos políticos e dos movimentos sociais em defesa do governo , diariamente atacado pela grande mídia.