A construção coletiva das idéias é uma das mais fascinantes experiências humanas. Pressupõe um diálogo sincero, permanente, em cima dos fatos. Neste espaço, diariamente, compartilhamos com você nossa compreensão sobre as coisas da luta e da vida. Participe. Opine. [Artigos assinados expressam a opinião dos seus autores].
03 julho 2014
Ponto para o poder de compra
Inflação está sob controle: quedas recentes nos índices devem se refletir nos preços ao consumidor.
Estelita: andamento das negociações
Comunicado oficial
DELIBERAÇÕES DECORRENTES DA REUNIÃO REALIZADA (02/07/2014) COM OS REPRESENTANTES DO MOVIMENTO OCUPE ESTELITA
A Prefeitura do Recife, OAB, UFPE, UNICAP, CREA, IAB, CAU E ODR, comunicam as deliberações decorrentes da reunião realizada no dia 2 de julho de 2014, com os representantes do Movimento Ocupe Estelita, para fim de registro do posicionamento destas instituições mediadoras:
1 – Compromisso de suspensão de todos os atos administrativos referentes ao Projeto Novo Recife, durante o processo de negociação em curso (referido nos itens 1 e 2 apresentados pelo Movimento);
2 – O Movimento participará da discussão dos termos que serão apresentados nas audiências públicas e integrará suas mesas (referido no item 3 apresentado pelo Movimento);
3 – O Movimento participará de todas as reuniões para aprovação dos procedimentos e conclusões que sejam determinantes para o processo de negociação em curso, considerando que outras reuniões de natureza diversa poderão ocorrer sem a presença do Movimento (referido no item 5 apresentado pelo Movimento);
4 – Todas as reuniões que aprovarem procedimentos e conclusões determinantes para o processo de negociação em curso serão formalizadas por escrito para registro e publicidade uniforme (referido no item 6 apresentado pelo Movimento);
5 – Após o consenso, o processo redesenhado, se necessário, será analisado pela SEMOC, SMAS, SDPU, SECULT, DNIT, IPHAN e FUNDARPE (referido no item 8 apresentado pelo Movimento);
6 – Será apresentado cronograma de trabalho;
7 – Com relação a todos os demais pedidos, a Prefeitura e as instituições entendem que são incompatíveis com o processo de negociação.Prefeitura do Recife, IAB-PE, OAB-PE, Unicap, UFPE, Crea, CAU e Observatório do Recife.
Os que não gostam do Brasil
Antipatriotismo de ocasião
Luciano Siqueira
Parece incrível, mas é fato. Em meio à grande festa nacional em que se converteu a Copa do Mundo e às expectativas apaixonadas dos brasileiros quanto às chances de levarmos a taça, há quem torça contra. A maioria dos que praticam esse antipatriotismo de ocasião se mantém na moita, mas não são poucos os que abrem o jogo: o receio de que, vitoriosa, a seleção canarinho termine contribuindo para uma provável vitória de Dilma nas eleições de outubro.
Não se trata sequer do “complexo de vira-lata” denunciado por Nelson Rodrigues, e tão em voga no período que antecedeu a realização do torneio, difundido pela mídia e pela oposição. A previsão catastrófica, e falsa, de que tudo daria errado. Trata-se agora de uma percepção rasteira do fato eleitoral.
Claro que a Copa das Copas, como tem sido chamada com justeza, alimenta um ambiente de alegria e otimismo na população, que contrasta com o derrotismo semeado pelo catastrofismo midiático com fins eleitorais. Mas daí a exercer papel decisivo no resultado do pleito vai uma distância muito grande. São muitas as variáveis que concorrem para o rumo das eleições, assentadas sobretudo nas transformações que vêm ocorrendo na sociedade brasileira desde o primeiro governo Lula, iniciado em 2003. Aí reside, inclusive, a dificuldade de aderência da propaganda contrária encetada à exaustão e por meios os mais sofisticados pela mídia hegemônica. Entre a fantasia televisiva e a realidade dos fatos, tende a pesar mais a realidade, que toca ao sentimento da maioria dos brasileiros e brasileiras, sobretudo os cerca de quarenta milhões que deixaram a condição de extrema pobreza e ascenderam à situação denominada de “nova classe média”.
O Instituto Vox Populi publicou há uns dois meses, aproximadamente, pesquisa que indicava que nem a Copa seria perturbada por manifestações de centenas de milhares, como previam a mídia e a oposição, nem teria influência decisiva sobre o desenrolar das eleições presidenciais. A primeira assertiva se confirmou. A segunda, certamente se confirmará, ganhemos ou não a taça.
Em outras palavras, o povo brasileiro vem amadurecendo politicamente o suficiente para discernir as coisas e viver suas justas emoções e seu sentimento nacional legítimo e votar considerando o conjunto da obra.
Quanto aos que torcem contra, sinceramente: não apenas se equivocam politicamente, mas revelam um desamor à Pátria muito próprio de quem se habitou a pensar o Brasil conforme os ditames de Wall Street e da Avenida Paulista, sem nenhum apego aos reais interesse do povo e da nação. Estes merecem ser derrotados duplamente: na Copa e nas urnas.
02 julho 2014
Subproduto do megaevento
O ressentimento de Faustão com a Copa no Brasil
Nirlando Beirão, no Vermelho
A culpa não é dele nem de sua equipe: é do domingo, que vai pouco a pouco se libertando do cativeiro da TV aberta e ganha mais opções.
"O estilo Faustão de #nãovaitercopa é de fazer inveja à defesa de Honduras". Fausto Silva anda muito nervoso ultimamente. Perdeu muito do humor que o consagrou e de sua verve inteligente e debochada. Aderiu aos rabugentos do #nãovaiterCopa e, já que tem Copa, sim, tenta manter a bandeira do encrenqueiro, distribuindo, sem nenhum fair play, insultos ao evento esportivo. A delicada defesa de Honduras deve estar morrendo de inveja do novo estilo Faustão.
O que estará acontecendo com ele? Não confere a suspeita de que pesa no ex-gordo o ressentimento com os quilinhos a mais que ele, de uns tempos para cá, recuperou.
Não consta, tampouco, que Faustão esteja em momento de renovação de contrato, o que explicaria o seu alinhamento precavido com a agenda político-eleitoral do patrão bilionário. Na verdade, o cidadão Fausto Silva já declarou o voto na oposição. Faz sentido. A turma que faz plantão na sua lendária pizza semanal é a mesma do camarote vip que vaia e ofende.
Se o ex-cronista de campo perdeu de vez a esportiva é porque a vida profissional não lhe faculta mais goleadas no ibope. Fausto Silva devia é, apesar das pressões, relaxar.
A culpa não é dele nem de sua equipe. O culpado é o domingo, cada vez menos "Domingão do Faustão". O domingo brasileiro vai pouco a pouco se libertando do cativeiro da TV aberta. Há mais opções na própria TV. Aquele exército de popozudas que vem esfregar o traseiro no rosto do espectador entorpecido tem seus dias contados.
Tem razão o Faustão em se irritar com a dobradinha Lula-Dilma. Os pobres ficaram economicamente menos pobres – e culturalmente menos indigentes. Azar de quem, como os autocratas dos auditórios, apostou no contrário.
*Publicado originalmente na edição impressa de CartaCapital com o título "Perdeu a esportiva"
01 julho 2014
Negociação paciente, sem êxito
Prefeitura do Recife - Nota Oficial
A Prefeitura do Recife prestou esclarecimentos, em nota oficial publicada hoje, dia 1º de julho, sobre as diversas iniciativas de negociação para desocupação do térreo do edifício sede, por parte de integrantes do Movimento Ocupe Estelita. Este esforço envolveu representantes de sete entidades e instituições reunidas na Prefeitura e de secretarias municipais.
No final da noite de ontem, os representantes dos ocupantes solicitaram o prazo até as 14 horas de hoje, terça-feira, para desocupação pacífica sem a necessidade de execução da ordem judicial expedida, por volta das 20h de ontem.
Durante toda a manhã desta terça-feira, os secretários municipais permaneceram à disposição e receberam os representantes dos ocupantes, sem obter resposta positiva. Findo o prazo acordado, a Prefeitura do Recife solicitou ao Ministério Público Estadual que um representante acompanhe o cumprimento da ordem judicial que pode ser executada a qualquer momento.
A Prefeitura do Recife reafirma seu compromisso em realizar a reunião com os representantes do Movimento Ocupe Estelita amanhã, às 15h, se a desocupação pacífica for realizada imediatamente.
A verdade dos fatos
Esclarecimentos sobre a negociação do Projeto Novo Recife e a ocupação no térreo da Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife vem coordenando um processo de negociação sobre o redesenho do Projeto Novo Recife, com a parceria das seguintes entidades e instituições: Ordem dos Advogados do Brasil — OAB/PE, a Universidade Federal de Pernambuco — UFPE, a Universidade Católica de Pernambuco — UNICAP, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura — CREA/PE, o Instituto de Arquitetos do Brasil — IAB/PE, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo — CAU/PE e o Observatório do Recife.
Foram realizadas três reuniões sob a mediação deste conjunto, a primeira com os representantes do Movimento Ocupe Estelita, a segunda com os representantes do Consórcio Novo Recife e a terceira com representantes do Ministério Público Estadual e Federal. Após as consultas, a Prefeitura e as sete entidades e instituições elaboraram, em 16 de junho, uma proposta para condução da negociação em diversas etapas, inclusive com a realização de duas audiências públicas. Esta proposta foi encaminhada ao Movimento, ao Consórcio e ao Ministério Público no mesmo dia.
Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura estava reunida com as sete entidades, para detalhamento do cronograma de discussão, quando integrantes do Movimento Ocupe Estelita se instalaram no térreo do Edifício Sede da Prefeitura, montando barracas de camping e divulgando que fariam uma ocupação do local para exigir o cancelamento do Projeto.
Logo em seguida, uma comissão de secretários da Prefeitura esteve no local e conversou com o grupo, solicitando a desocupação pacífica e negociada. A proposta foi recusada pelo grupo.
No segundo momento, uma comissão formada por OAB, IAB, UNICAP, UFPE e CAU, das sete entidades que estavam reunidas com o Prefeito, propôs ao grupo, mais uma vez, que realizassem a desocupação do térreo da Prefeitura, condição para serem recebidos pelas entidades e instituições, com Prefeito e secretários. Esta proposta também foi recusada pelo grupo.
Após o retorno da comissão à reunião, foi deliberado por unanimidade que o processo de negociação para redesenho do Projeto, definido no dia 16 de junho, seria iniciado com a convocação da primeira audiência pública em 15 dias e consolidação das diretrizes urbanísticas pela Prefeitura em 30 dias.
A Prefeitura informou na ocasião que seriam tomadas as providências necessárias para desocupação do térreo da Prefeitura, fazendo todo esforço possível para que ela ocorra de maneira pacífica e negociada.
Em uma terceira iniciativa, três secretários municipais informaram ao movimento a decisão da reunião e, mais uma vez, solicitaram a desocupação pacífica, condição para realização de reunião com os representantes nesta terça-feira. Esta proposta também foi recusada pelo grupo.
Em um quarto momento, os secretários municipais receberam uma comissão de quatro pessoas do movimento, quando foi reiterada a solicitação para desocupação do local, visto que o processo de negociação para redesenho do Projeto já está em andamento e a audiência pública já convocada. Infelizmente, mais uma vez a proposta foi recusada.
Diante de tais fatos, a Prefeitura informa:
A Prefeitura cumpriu todos os compromissos firmados nas negociações;
Será dada continuidade ao processo de negociação para redesenho do Projeto Novo Recife;
A Prefeitura permanecerá, como sempre esteve, aberta ao diálogo;
Na noite desta segunda-feira, a Justiça determinou a desocupação do térreo da Prefeitura.
Identidade
Foto: Richard Tushman
A
terça-feira é de Mia Couto: "Existo onde me desconheço/aguardando pelo
meu passado/ansiando a esperança do futuro"
Assinar:
Postagens (Atom)

