Tudo é mercadoria
Luciano Siqueira
Leio agora na Folha de S. Paulo que o consumo de cosméticos por crianças vem aumentando nos últimos anos, influenciado por estratégias de marketing e pelas redes sociais.
Absurdo, não?
A marca específica Drunk Elephant ("Elefante bêbado", em português) converteu-se numa verdadeira obsessão entre as meninas de 10 a 12 anos.
Que tem a ver o ácido hialurônico — substância presente dos cosméticos mais usados pelas crianças e pré-adolescentes —com a beleza feminina?
O amigo dermatologista responde categórico: nada!
Pior, acrescento: na esteira da vaidade precoce, o consumismo desvairado.
Tudo a ver com a assertiva marxista de que o capitalismo tudo transforma em mercadoria.
Inclusive com os males da propaganda, aberta ou disfarçada, que se veicula pelas redes sociais.
Mais um crime na extensa lista das high-techs.
A estratégia de marketing das empresas do setor de produtos de beleza e cuidados com a pele mira cada vez mais clientes mais jovens e, desse modo, expandem extraordinariamente suas vendas.
Enfim, uma bandeira de luta que emerge agora com força a ser erguida pelos que defendem a saúde física e psicológica de crianças e adolescentes.
Cláudio Carraly: Obsolescência programada é crime premeditado http://tinyurl.com/bddsy9b7
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