Luciano Siqueira
Vale a analogia. Como numa partida de futebol extremamente disputada, ao time mais qualificado cabe desempatar o jogo usando das suas melhores qualidades: a concepção tática e a capacidade de praticá-la com determinação e astúcia.
Quase que diariamente vêm à tona estatísticas a propósito da verdadeira guerra nas redes sociais a propósito de temas candentes, tendo como litigantes as forças progressistas e de esquerda versus a extrema direita.
Sobretudo através do jogo baixo das fake news, a direita e o neofascismo frequentemente levam vantagem.
E isto desencadeia, pela enésima vez, o debate em torno de quem melhor usa o quê na comunicação digital.
É um debate válido.
Entretanto, o desempate do jogo jamais se fará dando a vitória ao campo popular, democrático e progressista se não houver uma estreita combinação entre a disputa digital com o trabalho político concreto junto ao povo — como costumo dizer, nos salões e nas ruas e não apenas nas redes.
Vocês que me leem com alguma frequência — são alguns milhares, porém não tantos — podem até se queixar de que bato excessivamente nesta tecla.
Mas não tenho outra alternativa.
Há mais de 50 anos pelejando pela transformação social, inspirado nas ideias e na experiência do meu partido, o PCdoB, e das correntes comprometidas com o povo, não vejo nenhuma alternativa de avanço da consciência social e do nível de organização dos trabalhadores e da maioria da população abstraindo o trabalho político concreto, na base da sociedade.
Aí reside o diferencial que nos possibilita vencer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário