18 junho 2024

Quarenta anos de queimadas

Fogo atingiu um quarto do território brasileiro nos últimos 40 anos

Mais de dois terços da área afetada pelo fogo foram de vegetação nativa, com predominância no Cerrado e na Amazônia. Dados são do MapBiomas, divulgados nesta terça (18)
Lucas Toth/Vermelho



 

Um quarto dos hectares brasileiros pegou fogo ao menos uma vez nas últimas quatro décadas, é o que aponta um levantamento do MapBiomas, divulgado nesta terça (18). No período entre 1985 e 2023, foram 199,1 milhões de hectares consumidos pelo fogo, o equivalente a 23% da extensão territorial brasileira.

O levantamento foi obtido por meio de comparação de imagens de satélite e compilado pelo MapBiomas Fogo, rede que envolve universidades, organizações não governamentais (ONGs) e empresas de tecnologia.

A análise do MapBiomas destaca que mais de dois terços da área afetada pelo fogo (68%) foi de vegetação nativa, enquanto os outros 32% possuem ocupação humana, principalmente para pastagem e agricultura.

O Cerrado e a Amazônia são os principais biomas vítimas da ação do fogo, seja de origem natural ou provocada pelo homem. Juntos, somam 86% da área queimada no período estudo.

O Cerrado é o bioma com maior área queimada no período, com 88,5 milhões de hectares atingidos pelo fogo (44% do total). Em seguida, aparece a Amazônia, com 82,7 milhões de hectares (42% do total).

Os dados analisados apontam que há um perfil dos incêndios. Além dos biomas mais recorrentes, as queimadas ocorrem principalmente na estação seca (79%), de julho a outubro. Vale ressaltar que um terço do total anual acontece somente em setembro.

O MapBiomas ressalta que, nas quatro décadas, quase metade da área queimada (46%) está concentrada no Mato Grosso, Pará e Maranhão, e 60% do território queimado corresponde a imóveis privados. Os municípios que mais queimaram no período foram Corumbá (MS), no Pantanal, seguido por São Félix do Xingu (PA), na Amazônia, e Formosa do Rio Preto (BA), no Cerrado.

Proporcionalmente, o bioma que mais queimou foi o Pantanal. A área incendiada em 39 anos equivale a 59,2% das planícies alagáveis. Na sequência aparecem: Cerrado (44%), Amazônia (19,6%), Caatinga (12,7%), (6,8%) Mata Atlântica e Pampa (2,7%).

Leia também: https://lucianosiqueira.blogspot.com/2022/07/amazonia-agredida.html

Nenhum comentário: