PCdoB destaca legado de Nísia Trindade e apoia novo ministro da Saúde
www.pcdob.org.br
Em um momento de desafios para a democracia e permanência do Estado brasileiro, a Comissão Nacional de Saúde do PCdoB reafirma seu compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a garantia dos direitos do povo. Em nota oficial, o partido manifesta reconhecimento ao trabalho de Nísia Trindade à frente do Ministério da Saúde, celebrando os avanços conquistados em sua gestão. Primeira mulher a ocupar o cargo, Nísia foi responsável por fortalecer políticas públicas essenciais, como a ampliação da vacinação, o fortalecimento da Atenção Primária e a valorização dos profissionais de saúde. “Nísia Trindade deixa um legado que a colocará na história da saúde pública brasileira como uma grande construtora do SUS”, destaca a nota.
A legenda também felicita Alexandre Padilha, que assume a pasta com a missão de dar continuidade às políticas iniciadas. “Temos as verdades firmes que possui, pela sua trajetória, plenas condições de realização a partir do que foi reconstruído pela Ministra Nísia”, afirma o documento. O comunicado reforça ainda o compromisso do PCdoB com a gestão de Lula e a defesa do direito à saúde no país.
O texto enfatiza a importância da democracia e critica a tentativa de sabotagem das conquistas populares por forças ultraliberais. A Comissão reitera sua disposição em colaborar com o governo e conclui com uma mensagem de apoio ao novo ministro: “Obrigado, Nísia, e conte com a nossa força, Padilha. Viva a Democracia! Viva o SUS! Viva o povo brasileiro!”. Leia a íntegra abaixo.
NOTA DA COMISSÃO NACIONAL DE SAÚDE DO PCdoB
Mudanças no Ministério da Saúde
O Brasil e o mundo ainda vivem um momento de fragilidade da democracia. Nossas instituições democráticas ainda estão sendo atacadas, e os direitos e conquistas do povo sendo sabotados pelas mudanças produzidas no Estado brasileiro, ação das forças ultraliberais derrotadas nas eleições presidenciais de 2022.
Nesses poucos mais de dois anos do terceiro mandato do Presidente Lula, muito está sendo reconstruído. Avanços estão sendo registrados em diversas políticas públicas a exemplo da educação, desenvolvimento social e na saúde.
A Comissão Nacional de Saúde do PCdoB reconhece o papel fundamental da Ministra Nisia Trindade e de sua equipe não só na reconstrução do Ministério da Saúde, mas também na retomada do papel de ordenador da condução real do enfrentamento aos desafios, principalmente na garantia do direito à saúde do povo brasileiro.
Primeira mulher a conduzir o ministério, Nísia Trindade resgatou políticas públicas vitais à população brasileira, como a melhora significativa dos indicadores de vacinação, a retomada da ampliação e melhoria no financiamento da Atenção Primaria à Saúde, resgate e ampliação do Programa Mais Médicos, o salto da Farmácia Popular, a valorização e o fortalecimento do Controle Social do SUS, o impulso do Complexo Econômico Industrial da Saúde, a garantia do piso da enfermagem, o reconhecimento dos ACS e ACE, enfrentamento ao negacionismo e retomada da ciência como orientadora das políticas de saúde entre tantos outros avanços.
Nisia Trindade deixa um legado que a colocará na história da saúde pública brasileira como uma grande construtora do SUS.
Da mesma forma felicitamos o Ministro Alexandre Padilha que assume a tarefa para qual temos a firme convicção que possui, pela sua trajetória, plenas condições de realizar a partir do que foi reconstruído pela Ministra Nisia, os compromissos assumidos pelo programa do presidente LULA nas eleições de 2022, programa que foi legitimado pelo voto do povo brasileiro.
Confiante nos compromissos assumidos com o povo, cujo êxito não será apenas do Governo Lula, mas da garantia dos direitos do povo, a Comissão Nacional de Saúde do PCdoB, agradece a contribuição da Ministra Nísia Trindade deseja sucesso ao Ministro Padilha, e reafirma a mesma disposição de quem contribuiu para o Programa de Governo do Presidente Lula, e esteve neste mandato e nos anteriores do Presidente Lula e da Presidenta Dilma, de disponibilizar todo seu acumulo na área da saúde, os seus quadros e militantes, para o êxito do nosso governo.
Obrigado Nísia e conte com a nossa força Padilha.
Viva a Democracia! Viva o SUS! Viva o povo brasileiro!
Brasília, 25 de fevereiro de 2025.
Comissão Nacional de Saúde do PCdoB
Leia: Apenas um motivo para atacar https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/02/minha-opiniao_26.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário