25 janeiro 2022

Crônica do sábado

Quando uma mão lava a outra

Luciano Siqueira

 

Um estudo publicado no JAMA Internal Medicine, informa que adultos mais velhos que fizeram cirurgia de catarata têm reduzido o risco de contrair doença de Alzheimer e outras formas de demência.

Uma mão lava a outra.

Bingo!

Há dois anos atrás fiz a dita cirurgia de catarata e sou capaz de fazer tudo o que estiver ao meu alcance para evitar perder a noção das coisas, como se diz.

(Imagino que seja péssimo perder a noção da realidade, como o ex-presidente da então maior potência mundial, o norte-americano Ronald Reagan, que viveu seus últimos 8 a 10 anos de vida sem sequer saber quem ele mesmo era.)

Os cientistas acompanharam 3.038 homens e mulheres com catarata com 65 anos ou mais e sem qualquer sinal de demência.

Levaram em conta também outros fatores de risco, tais como baixa escolaridade, alto índice de massa corporal, hipertensão e tabagismo.

Uma parte, 1.382, fez cirurgia de catarata e o restante não.

Alguns anos após, mediante rigoroso follow-up, os pesquisadores concluíram que o risco geral de demência foi 29% menor naqueles que fizeram cirurgia de catarata em comparação com aqueles que não fizeram.

Uma descoberta espantosa, no dizer de Cecilia S. Lee, professora associada de oftalmologia da Universidade de Washington, coordenadora do estudo.

Fantástica, acrescento.

E ainda aconselho a turma de sessenta anos e mais, por mais duras que sejam suas condições de vida, olharem menos para dentro de si mesmo e se sintonizarem com o mundo em torno: gente, leitura, amizades, dores, amores, pôr do sol...

Menos espelho, mais sensibilidade e atenção à realidade social em permanente transformação.

Eu mesmo bem que gostaria de merecer o epitáfio: “Viveu intensamente, beneficiou-se de uma cirurgia de catarata e nem teve tempo de olhar para dentro de si mesmo”.

.

Uma imagem pode ter vários significados. Depende de quem a observe https://bit.ly/3E95Juz

Nenhum comentário: