3 de agosto: em 1645 acontece a Batalha do Monte das Tabocas
Enio Lins*
3 de agosto de 1645 – Ocorre a Batalha do Monte das Tabocas, travada entre a tropa da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais e uma milícia organizada por senhores de engenho pernambucanos, que ganharam a parada.
Com o fim da União Ibérica, em 1640, e a retomada da coroa portuguesa pelos portugueses, encerrando 80 anos de usurpação espanhola, a paz foi estabelecida com a Holanda (inimigos da Espanha). Nesse meio tempo os senhores de engenho nordestinos haviam acumulado dívidas com os holandeses, numa fortuna equivalente a 100 toneladas de ouro.
Com a paz, o grosso das tropas holandesas deixou o Nordeste, ficando apenas um pequeno grupo armado para proteger as empresas batavas que mantinham seus escritórios concentrados em Recife. Aproveitando essa oportunidade, os ricaços nordestinos inflaram suas milícias com escravos e índios (até então discriminados por eles) e botaram pra quebrar nos credores para não pagar o que deviam. É a “insurreição pernambucana” que desemboca na famosa Batalha de Guararapes. Ganhar a briga em Tabocas foi o passo decisivo para a vitória final dos caloteiros, que sacramentaram o xexo (seixo). Mais tarde, Portugal pagou (com o ouro brasileiro) essa pesada conta para evitar nova invasão holandesa.
*Arquiteto, jornalista, cartunista e ilustrador
Nenhum comentário:
Postar um comentário