01 agosto 2024

Venezuela: PCdoB e PT se posicionam

Vitória da Democracia na Venezuela

Nota do PCdoB

Acompanhamos com muito interesse e solidariedade a jornada eleitoral do povo venezuelano que culminou neste 28 de julho de 2024. Foram semanas de campanha eleitoral em que vários projetos se apresentaram e tiveram a oportunidade de buscar e cativar o apoio da população venezuelana.

Já é um inegável legado dos governos Chávez e Maduro o estímulo à participação popular e a organização de eleições de modo periódico, regular e sempre com um chamado à participação da cidadania.

Parabenizamos o governo da Venezuela por garantir as condições necessárias para que a eleição transcorresse de forma segura e pacífica, as autoridades eleitorais pela organização do processo eleitoral e especialmente aos eleitores que compareceram às urnas para depositar seus votos e esperanças.

Venceu a democracia e a vontade popular.

Que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, possa conduzir o governo da Venezuela em direção aos anseios do povo irmão venezuelano, que nos últimos anos vem se reerguendo após um persistente assédio de governos intervencionistas e um criminoso embargo econômico.

Com as nossas mais profundas saudações,

Comissão Política Nacional do PCdoB

Nota da Executiva Nacional do PT sobre eleições na Venezuela

O PT sauda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada importadora, democrática e sób ria. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que anunciou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receberem, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. É importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida danos por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.

Executiva Nacional do PT

Nenhum comentário: