08 abril 2025

Trump: "guerra nuclear econômica"

Antes apoiadores, bilionários se posicionam contra Trump: “Estúpido, errado, arrogantemente extremo”
Para o investidor Bill Ackman, um dos apoiadores de Trump em 2024, a insistência na política tarifária deve criar uma "guerra nuclear econômica"
Camila Bezerra/Jornal GGN  

Na posse do presidente Donald Trump, uma foto chamou atenção: nela estavam presentes os donos das maiores plataformas digitais, todos eles bilionários e apoiadores desde a campanha pela Casa Branca. 

Além dos magnatas como Elon Musk, Jeff Bezos, da Amazon, e Mark Zuckerberg, da Meta, outros bilionários acreditaram que o atual presidente norte-americano impulsionaria a economia dos Estados Unidos, tornando o país grandioso novamente.  

Mas são justamente estes bilionários que, agora, começaram a se voltar contra Trump, tendo em vista os desdobramentos causados pelo tarifaço imposto aos produtos importados, causando uma verdadeira guerra comercial. 

Apenas nesta terça-feira (8), a China afirmou que não vai retroceder na decisão de tarifar produtos dos Estados Unidos em 34%, mesma medida imposta aos produtos chineses. Trump até ameaçou aumentar a tarifa para 50% a partir de hoje. Se a elevação se concretizar, o tigre asiático será recíproco. 

Para o investidor Bill Ackman, um dos apoiadores da candidatura de Trump em 2024, a insistência na política tarifária deve criar uma “guerra nuclear econômica”. “Os investimentos empresariais vão parar, e os consumidores vão fechar as carteiras”, publicou o bilionário no X.

Segundo Ackman, os EUA irão prejudicar seriamente a reputação com o resto do mundo, fato que levará anos para ser recuperado. “Estamos caminhando para um inverno nuclear econômico autoinfligido, e devemos começar a nos preparar.”

A situação, na visão do investidor, é ainda mais grave, tendo em vista que CEOs e conselhos de administração não devem se sentir confortáveis em firmar compromissos expressivos e de longo prazo com os EUA. Assim, Trump está perdendo, ainda, a confiança dos líderes empresariais de todo o mundo. 

Já a preocupação de Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase, é a de que a elevação das tarifas resultem em uma recessão da economia global, além de enfraquecer a posição dos EUA no Mundo. 

[Se comentar, assine]

Editorial do Vermelho: “Tarifaço” de Trump eleva tensões econômicas e geopolíticas https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/04/editorial-do-vermelho.html

Nenhum comentário: