10 novembro 2023

Retórica e prática da violência

A normalização do discurso autoritário e da linguagem de violência

Retórica tóxica de violência tem se multiplicado livremente e revelado sua força e capilaridade na sociedade por meio da ascensão de grupos neofascistas, neonazistas e neorracistas
Henry Armand Giroux e Gustavo de Oliveira Figueiredo/Le Monde Diplomatique


A violência e o autoritarismo tornaram-se uma potente arma do neoliberalismo contra o diálogo civilizado no contexto político contemporâneo e poderosas ferramentas de manipulação frente à crescente necessidade de mudanças sociais. Inspirando-se nos Estados Unidos – onde Trump e os seus seguidores inundam a cultura norte-americana com mentiras e fake news –, os populistas de extrema direita no Brasil, Argentina, Peru e diversos outros países da América Latina e do mundo utilizam falsas alegações sobre fraude nas eleições para minar o poder do voto e da própria democracia, instalando uma cultura política baseada no medo, intimidação e violência.

Como salientou a romancista e ativista dos direitos civis Toni Morrison em seu discurso vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, a retórica da violência é uma língua morta que resulta em sérias consequências sociais. É uma linguagem que “frustra ativamente o intelecto, paralisa a consciência, suprime o potencial humano… não pode formar ou tolerar novas ideias, moldar outros pensamentos, contar outras histórias e nem preencher silêncios desconcertantes”.

Esse é um discurso que emerge de cadáveres vivos, cujas bocas estão cheias de sangue. É a linguagem do nacionalismo bélico, da intolerância e do ódio, que frequentemente alimenta o desrespeito pelas ideias divergentes, o desprezo por seres humanos que não se enquadram na tradição do padrão moral conservador de uma sociedade ancorada no patriarcado escravocrata moderno. Estamos testemunhando, um tanto quanto perplexos, a intensidade dessa linguagem crescer rapidamente ao longo dessas três primeiras décadas do século XXI. E seus adeptos nem mesmo tentam mais disfarçar, ao contrário, exibem-se com arrogância e ousadia nas redes sociais, proliferando livremente agressões contra pessoas negras, trans ou imigrantes.

Essa retórica tóxica de violência tem se multiplicado livremente e revelado sua força e capilaridade na sociedade por meio da ascensão de grupos neofascistas, neonazistas e neorracistas. Um exemplo explícito no Canadá foi o movimento dos caminhoneiros que ocupou a capital do país por diversos meses e se autodenominou “comboio pela liberdade”, assim também como os ataques ocorridos este ano contra as manifestações de orgulho LGBTQIA+. Enquanto os ataques visando esses eventos adotam uma retórica cada vez mais violenta, que inclusive equipara pessoas trans a pedófilos, temos visto um aumento exponencial da violência contra a comunidade queer em toda América do Norte.

Também nos Estados Unidos, a linguagem autoritária e violenta está em plena exibição pública. Como exemplo, podemos citar o ex-presidente Donald Trump que, para desviar a atenção de seus crimes que estão em julgamento e das sentenças que o condenam, tem apelado para uma radicalização ainda maior de seu discurso de ódio, sugerindo o fuzilamento de pessoas famintas que furtarem mercados e de imigrantes ilegais que atravessarem a fronteira com o México. O perigo dessa linguagem violenta agravou-se ainda mais quando recentemente declarou na mídia que “os imigrantes estão envenenando o sangue do nosso país”. Esses foram os mesmos dispositivos acionados Hitler, que também usava as palavras “veneno” e “sangue” para difundir a ret&oa cute;rica tóxica de pureza racial que legitimou o extermínio de milhares de seres humanos.

Por toda a América Latina a normalização dessa linguagem de violência e autoritarismo também tem se disseminado livremente pelas redes sociais. Também no Brasil, esses grupos de extrema direita estão se multiplicando sem qualquer tipo de controle por parte do poder público. Embora sejam crimes previstos no código penal, o racismo, a homofobia e a misoginia são discursos que se multiplicam rapidamente na sociedade e que acabam por alimentar a violência na vida cotidiana. São frequentes os ataques às lideranças indígenas, negras e aos representantes de movimentos LGBTQIA+, e em decorrência disso, crescem exponencialmente os casos de homicídios de travestis e pessoas trans, bem como o assassinato de jovens negros moradores das favelas.

A adesão desses políticos populistas autoritários às mentiras e à violência tem produzido uma série implacável de choques e conflitos no corpo social, enfraquecendo a política e os ideais democráticos. Assim, a violência que antes era considerada inconcebível e relegada às margens da sociedade, agora passa por algo normal. À medida que a retórica violenta se acelera, aumentam os atos físicos de violência que permeiam a vida cotidiana, afetando desde jornalistas e professores até os trabalhadores e empresários.

Essa linguagem agressiva é diretamente proporcional ao aumento dos indicadores de homicídios, violências e conflitos sociais. Também é desse mesmo modo, ou seja, por meio da normalização de uma retórica desumanizadora, que militares e forças de segurança se sentem autorizados a executar aqueles considerados criminosos, tratando-os como animais ferozes; negam-lhes assim a humanidade para, em decorrência disso, exterminá-los. Isso tem ocorrido nas periferias dos bairros negros dos Estados Unidos, dos bairros de imigrantes no Canadá, nas favelas do Brasil, e agora também nas guerras entre Israel e Palestina ou entre Rússia e Ucrânia.

O discurso de violência na política contemporânea não serve para nada além de jogar mais lenha na fogueira do extremismo e da guerra contra a democracia. Precisamos levar tudo isso mais a sério, pois à medida que a linguagem da democracia é esvaziada pelo culto de líderes autoritários, verificamos a força inexorável de um tempo histórico repleto de ansiedade em massa e de catástrofes inimagináveis, produzidas por uma força política de extrema direita, que é não só uma máquina autoritária e governada por mentiras, mas que também tem um forte apelo à violência e ao medo, agravando na sociedade uma sensação de crise perpétua. Desse modo, não há como estabelecer um contrato social pacífico, não é possível promover um ambiente de diálogo construtiv o e jamais conseguiremos viver em paz, pois como afirma a canção do Rappa, “Paz sem voz, não é paz, é medo”.

Se não conseguirmos, por meio de uma educação crítica, fazer os nossos jovens compreenderem que a política é o melhor caminho para negociar as disputas por poder e pactuar soluções consensuadas que respeitem as diferentes vozes, culturas e modos de existência humana que conformam nossa sociedade, então teremos que encarar as terríveis consequências quando as sementes do autoritarismo enterrarem com cinzas a nossa democracia. E tanto nos Estados Unidos durante o governo Trump; no Brasil do governo Bolsonaro; e em Israel com o governo Netanyahu já não são poucas as tragédias que se somam.

Para evitar catástrofes ainda piores, será preciso ensinar que a história não está somente no passado, mas que também está se refazendo a todo momento nas lutas do tempo presente. Se a resistência democrática desistir de mobilizar a sociedade em torno da esperança por um outro mundo possível, as flores de um futuro melhor irão murchar e aqueles com a boca cheia de sangue e a língua repleta de ódio farão deles a nossa história, e como já sabemos, ela será cheia de espinhos, com o mesmo cheiro pútrido do genocídio Yanomami, repleta de sofrimento, dor e morte.

Sob tais circunstâncias, é crucial que estejamos atentos à necessidade de combater cotidianamente a normalização de uma linguagem que negue a esperança, e de condenar veementemente qualquer retórica que siga difundindo o medo e a violência. É urgente que educadores, movimentos sociais, lideranças comunitárias, intelectuais progressistas, trabalhadores e políticos de esquerda convoquem a população para uma luta unificada contra a contaminação virulenta da sociedade pelo discurso bizarro, autoritário, violento. O tempo em que vivemos é demasiadamente perigoso para desistirmos da luta. Para afastar esses pesadelos, precisamos ainda de muita coragem cívica, educação crítica, e responsabilidade social, além do enorme desafio de recuperar a linguagem de compaixão e respeito às diferenças, construindo coletivam ente novos sentidos para uma retórica contemporânea, capaz de ressignificar não só a política, mas também a nossa própria existência enquanto humanidade que habita o planeta.

Henry Armand Giroux é doutor em Ciências Sociais e professor titular da Cátedra Paulo Freire na McMaster University, Canadá.

Gustavo de Oliveira Figueiredo é doutor em Ciências Humanas e professor adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

[Ilustração: Carval/FSP]

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