09 janeiro 2023

Minha opinião

As reais intenções dos bolsonaristas

Luciano Siqueira

 

O caráter absurdo dos acontecimentos de ontem, em Brasília, ensejam vários ângulos de análise.

Mas a essência deles é irrefutável: mesmo tardiamente, uma vez que o presidente eleito Lula foi devidamente empossado e exerce o cargo, os terroristas que atacaram as sede dos Três Poderes da República, orientados e financiados por bolsonaristas raiz, pretendem conturbar a ordem constitucional e, no delírio deles, o retorno imediato de Jair Bolsonaro ao poder sob a proteção de um golpe militar.

Mais do que o presidente Lula, o alvo deles é a democracia. 

E por mais primários e rudes que possam parecer os vândalos, cumprem as ordens dos que os financiam — que não são poucos e estão espalhados pelas diversas regiões do país.

Infelizmente, não é possível excluir dentre estes o próprio governador do Distrito Federal, o bolsonarista Ibaneis Rocha — comprovadamente leniente diante do avanço dos vândalos ontem.

Assim, a resposta das instituições há de ser verdadeiramente severa, inclusive indo a fundo na investigação da urdidura desse episódio, que chega aos aposentos do foragido ex-presidente da República, na Flórida.

As vozes na sociedade civil que se levantarão a partir de hoje pelo país afora, inicialmente em atos públicos nos salões, mas posteriormente nas ruas, devem combinar a defesa da democracia combate explícito e determinado a Jair Bolsonaro e seu grupo.

Transpor obstáculos, sempre https://bit.ly/3Ye45TD 

Nenhum comentário: