04 abril 2023

Minha opinião

A marca do terceiro governo Lula

Luciano Siqueira

 

Todo governo busca adquirir uma marca — aquela referência que se torna uma espécie de ícone da gestão ao olhar do grande público. No tempo presente e depois.

Em geral a marca brota das principais políticas e ações do governo. Não pode ser artificial.

Já aconteceram governos tão desastrosos que a marca é exatamente essa: o desastre de gestão.

Ou de bons e eficientes governos cujos titulares negligenciaram a necessidade de vincar a imagem da gestão. Passaram sem ter uma marca.

Completando agora 100 dias, o terceiro governo Lula começa a ser cobrado por não ter fixado ainda a sua marca.

Pura precipitação.

Inclusive porque nos dois governos anteriores foram tantas as realizações que beneficiaram a maioria dos brasileiros e brasileiras que se pode dizer que muitas delas se tornaram marcas. Programas como Bolsa Família, Luz para Todos e outros.

E há um traço característico essencial do próprio presidente que é o seu perfil popular — tanto da sua origem pessoal como da sua trajetória política.

Diz-se que agora trata-se de um terceiro governo e não cabe simplesmente repetir imagens do passado.

Correto.

Apenas não se deve esperar que em 100 dias já se tenha uma marca definida, ainda que tenha estabelecido um slogan antes mesmo da posse: governo da reconstrução nacional.

Até porque grande parte dos esforços cotidianos o atual governo tem dedicado a reconstruir que o anterior destruiu.

Cá com meus botões, imagino que apesar da correlação de forças difícil e do ambiente global de crise, este terceiro governo liberado pelo operário metalúrgico vincará a história do Brasil com traços muito positivos.

Deixará uma marca inesquecível.

A luta política na base da sociedade https://bit.ly/3FZNuve

Nenhum comentário: