01 junho 2024

Minha opinião

Desde priscas eras
Luciano Siqueira

 

Cá pra nós, acho que a ciência é indispensável - mas o alarde recorrente sobre certas pesquisas acerca do óbvio, não.

Agora, noticia-se que novos estudos asseguram que dar cerca 10 mil passos por dia é essencial para evitar agravos à saúde associados ao sedentarismo.

Salvo engano meu, há 1,8 milhão de anos, na África, o hominídeo com anatomia semelhante à nossa - o Homo erectus - já descobrira que caminhando chegava mais rápido aos lugares e, de quebra, alcançava mais facilmente frutas e objetos encontrados à altura da cabeça e se fazia mais vigilante diante da ameaça de possíveis predadores.

Assim mesmo, pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, em Boston, vinculado à Universidades de Harvard, analisaram os efeitos da caminhada de quase 15 mil mulheres com mais de 62 anos, por exatos quatro anos, e... confirmaram o óbvio: caminhar faz bem.

Talvez para justificar a grana envolvida no tal estudo científico, acrescentaram em suas conclusões que a realização rotineira de atividade física vigorosa, tipo corrida, pode ser também eficaz para perda de peso, longevidade e redução do risco de doenças cardíacas.

De toda forma, cá em minha insignifância, ando em busca de estudos que ensinem a indivíduos como eu a adquiriem a disciplina necessária para caminhar rigorosamente todos os dias. Faça chuva ou faça sol.

Velhos fatos se revivem com nova aparência https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: