Desfile planetário
Luciano
Siqueira instagram.com/lucianosiqueira65
Em breve concluirei minha oitava década de existência com uma lacuna, não sei se é perdoável ou não: jamais me detive na observação momentaneamente espetacular de planetas e cometas.
Sem nenhum preconceito, por pura desatenção.
Agora fico sabendo que no próximo mês de fevereiro sete planetas ficarão visíveis ao mesmo tempo. Dizem os cientistas, serão espetaculares alinhamentos planetários.
Verdadeiro desfile sideral, digno de encantar os olhares de todos os vieses, inclusive dos pesquisadores que reconhecem não se tratar de um fenômeno astronômico propriamente dito, mas um efeito visual.
Algo a ver com a coincidência desses planetas orbitarem em torno do sol.
O show começa já no próximo dia 21 deste mês quando quatro planetas ao mesmo tempo farão a sua pantomina.
Nem todos os detalhes poderão ser vistos a olho nu, ao que parece. Tem que olhar por telescópio, que a gente não encontra fácil aqui no bairro...
Da minha parte, acontecerá o de sempre: não colocarei esses eventos extraordinários em minha agenda, ficarei sabendo depois.
Ainda bem que na TV e nos múltiplos meios digitais de comunicação certamente teremos o prazer de contemplar fotos espetaculares, como a que ilustra essas minhas breves letras, que captei na Folha de S. Paulo.
Foto: O Sistema Solar - wasan -
stock.adobe.com/Folha de S. Paulo
Leia: Há vida a milhões de anos luz? https://lucianosiqueira.blogspot.com/2023/09/vida-milhoes-de-anos-luz.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário