24 outubro 2025

O histórico XVI Congresso do PCdoB

Nádia Campeão: “PCdoB reafirma unidade e vigor do projeto socialista”
Congresso amplia participação feminina e projeta nova vitória popular com rumo soberano e socialista
Davi Molinari/Vermelho
 

A recém-eleita primeira vice-presidenta nacional do PCdoB, Nádia Campeão, foi a convidada na edição desta quinta-feira (23) do programa Entrelinhas Vermelhas, do Portal Vermelho. Ao fazer um balanço do 16º Congresso do Partido, realizado em Brasília, de 16 a 19 de outubro, Nádia destacou o caráter vigoroso, participativo e unitário do encontro – que mobilizou mais de 42 mil militantes em todo o país.

Segundo a dirigente, o congresso “superou expectativas” e reafirmou a unidade política do Partido em torno de uma estratégia para garantir nova vitória das forças progressistas em 2026, derrotar a extrema direita e consolidar um rumo soberano, democrático e desenvolvimentista para o Brasil, ao lado do governo Lula.

Entre os desafios centrais, Nádia apontou destravar o desenvolvimento nacional, enfrentar o domínio do capital financeiro, reindustrializar o país, investir em ciência, tecnologia e políticas públicas, além de avançar na defesa de um projeto nacional de desenvolvimento com soberania.

Nádia anunciou também que o PCdoB vai iniciar o debate sobre as reformas estruturais de que o Brasil precisa. Para ela, a bandeira do socialismo volta a ocupar o centro da formulação comunista, em sintonia com as transformações mundiais e com o papel estratégico da China socialista.

A entrevista tratou, ainda, da renovação e da paridade de gênero na nova direção nacional — agora formada por 50% de mulheres — e da forte presença da juventude comunista, que representou cerca de 20% dos delegados do Congresso. “Saímos com um time muito forte, confiante e preparado para os desafios do próximo período”, resumiu.

O episódio completo está disponível no canal do Portal Vermelho no no YouTube e também no Spotify.

A experiência militante no PCdoB https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/10/minha-opiniao_54.html

Nenhum comentário: