21 outubro 2025

Perfil da direção nacional do PCdoB

PCdoB elege novo comitê central com 50% de mulheres e presença indígena
www.pcdob.org.br  

Num amplo processo de consulta e votação, o 16º Congresso Nacional do PCdoB elegeu na plenária final os 164 dirigentes do novo Comitê Central do Partido para um mandato de quatro anos (2026-2029).

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi reeleita presidenta do PCdoB e a ex-vice-prefeita de São Paulo Nádia Campeão vice-presidenta.

O Novo Comitê Central terá 50% de mulheres e 50% de homens na direção e a presença indígena no comando partidário. 

A nominata inicial apresentada pelo Comitê Central cessante foi amplamente respaldada pelas delegadas e delegados.

Nádia Campeão, que apresentou a proposta da direção, disse que foi levado em consideração a ligação de cada nome com o coletivo partidário.

“A presença regular, a contribuição, o compartilhamento das tarefas nas atividades do Partido nos estados, nas cidades e nas suas bases são elementos que precisam ser permanentemente considerados e que foi em todo o processo”, diz a vice-presidenta.

Além disso, Nádia afirma que foi considerado o escrutínio da plenária do Congresso. “A gente desde ontem está fazendo discussões, conversas e consultas. Isso foi feito num ambiente de muita tranquilidade, liberdade e troca de opiniões”, disse, referindo-se ao processo de avaliação dos eleitos.

Como recomendação resultante desse processo, a comissão eleitoral indicou ao Comitê Central eleito a criação de uma comissão nacional para organizar a intervenção do Partido na luta anticapacitista, ou seja, o combate ao preconceito e à discriminação contra pessoas com deficiência.

O Congresso foi encerrado com as falas de Nádia e Luciana. A primeira reunião do Comitê Central manteve até dezembro as mesmas funções executivas. Em deembro, o Partido definirá eventuais novas funções e seus integrantes.

[Se comentar, identifique-se]

Palavra de ordem do PCdoB é frente ampla https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/10/pcdob-defende-frente-ampla.html 

Nenhum comentário: