China desenvolve maior rede de trem de alta velocidade do mundo em apenas 15 anos
Ao todo, esse tipo de transporte opera em 48 mil quilômetros de seu território e deverá atingir 160 mil em 2030. Em 2024, foram mais de 3,3 bilhões de viagens de passageiros
Priscila Lobregatte/Vermelho
A China deverá chegar em 2030 com 60 mil quilômetros de ferrovias de alta velocidade em funcionamento. Até o final de 2024, já haviam sido construídos 48 mil quilômetros, extensão que levou apenas 15 anos para ser atingida e já é considerada a maior do mundo. Hoje, o sistema transporta 16 milhões de pessoas diariamente.
Atualmente, segundo dados oficiais, as ferrovias de alta velocidade da China já fornecem a maioria das viagens ferroviárias de passageiros e conectam mais de cem municípios. O objetivo do governo é que 97% das cidades com mais de 500 mil habitantes sejam cobertas até 2030.
Informações da Administração Nacional de Ferrovias da China apontam que esse tipo de transporte movimentou quase 3,3 bilhões de viagens de passageiros no ano passado, marcando um aumento anual de quase 13% e respondendo por 76% de todas as viagens ferroviárias de passageiros.
No início deste ano, a China revelou um novo protótipo de trem de alta velocidade que já é classificado como o mais rápido do mundo, sendo capaz de percorrer 450 quilômetros por hora. O modelo (CR 450), desenvolvido pelo Grupo Estatal Ferroviário da China, superou outro modelo da mesma empresa, lançado em 2017, que já figurava à frente ao fazer 350 km/h. Outro modelo em que os chineses têm apostado é o de levitação magnética — que atinge até 500 km/h.
Malha ferroviária
Considerando o total de ferrovias que cortam o extenso país, a malha conta com 162 mil km e deverá passar a 180 mil daqui a cinco anos, segundo a estatal China Railway. Hoje, é o segundo país com a maior rede ferroviária do mundo; o primeiro são os Estados Unidos, com mais de 200 mil quilômetros.
De acordo com a empresa, em 2024, a rede ferroviária chinesa registrou um recorde de 4,08 bilhões de viagens de passageiros, um aumento anual de quase 11%. As projeções indicam que esse número continuará crescendo, podendo atingir 4,28 bilhões de viagens em 2025.
Ainda segundo a China Railway, o investimento do país em ativos fixos no setor ferroviário deve atingir 590 bilhões de yuans (US$ 82,08 bilhões) em 2025, com a previsão de 2,6 mil quilômetros de novas ferrovias entrando em operação ao longo do ano.
A rápida e robusta ampliação desse tipo de transporte é parte do plano de desenvolvimento estabelecido pela China, que, sob o governo do Partido Comunista, visa integrar diferentes regiões do país, um dos maiores em extensão do planeta. Tal planejamento tem o Estado como condutor e considerou como central os interesses do país e não das empresas.
Outro ponto importante foram os acordos de transferência de tecnologia firmados com multinacionais do ramo, o que permitiu ao país conhecer e aprimorar o sistema e construir redes de alta performance em poucos anos.
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