Aeronave chinesa de alerta aéreo antecipado
Liu Xuanzun/Global Times
O KJ-600 voltou a chamar a atenção do público depois que a mídia oficial chinesa revelou na sexta-feira que o terceiro porta-aviões do país, o Fujian , equipado com catapultas eletromagnéticas , foi oficialmente comissionado na quarta-feira. A aeronave foi apresentada pela primeira vez como um componente-chave da ala aérea do Fujian no desfile mi litar do Dia da Vitória da China, realizado em Pequim em 3 de setembro.
Geng Yansheng, chefe do Primeiro Instituto de Aeronaves da estatal Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC), disse em entrevista à Televisão Central da China (CCTV) no domingo que o motivo pelo qual o KJ-600 recebeu o apelido de Nezha é porque, com as nacelas dos dois motores e o trem de pouso, juntamente com o nariz, a aeronave parece ter três cabeças, como Nezha.
As duas asas dobráveis, combinadas com as quatro caudas verticais, lembram os seis braços de Nezha. O radome circular remete ao Qiankunquan, uma pulseira lendária que pertencia a Nezha, enquanto as pinturas vermelhas na fuselagem evocam o Huntianling, outro artefato lendário de Nezha. Uma característica ainda mais marcante é a rotação em alta velocidade das hélices, que lembra o fenghuolun, ou rodas de vento e fogo, sob os pés de Nezha.
De acordo com a reportagem da CCTV News, como um posto de comando aéreo, a aeronave de alerta aéreo antecipado embarcada tem como principal função detectar, captar, formar e distribuir informações sobre a consciência situacional das formaçõe s de porta-aviões. Além disso, pode realizar missões não militares, como coordenar operações de busca e salvamento no mar e gerenciar o comando e controle do espaço aéreo.
Geng afirmou que o KJ-600 possui um grande radome, que abriga as antenas de alerta aéreo antecipado. Para alcançar um alcance de detecção substancial, as dimensões frontais das antenas de alerta aéreo antecipado foram maximizadas. Este radome de grandes dimens& otilde;es representa o extremo para uma aeronave deste pequeno porte, levando os limites em termos de centro de gravidade, desempenho aerodinâmico e controlabilidade.
Zhang Xuefeng, especialista chinês em assuntos militares, explicou por que um radome de grandes dimensões com antenas de tamanho máximo é significativo. Ele disse ao Global Times que o KJ-600 pode ser descrito como um multiplicador de força para aeronaves embarcadas em uma formação aérea.
Embora os grupos de porta-aviões da China possuam destróieres e fragatas para missões de detecção e alerta antecipado, os radares de longo alcance dessas embarcações enfrentam limitações na detecção de alvos voando extremament e baixo, rente à superfície do mar, devido à curvatura da Terra.
"Uma função essencial das aeronaves de alerta aéreo antecipado embarcadas é detectar esses alvos de altitude ultrabaixa", disse Zhang.
Aeronaves de alerta aéreo antecipado de asa fixa oferecem autonomia significativamente maior e podem transportar radares maiores, permitindo-lhes detectar alvos voando rente à superfície do mar em baixas altitudes a distâncias muito maiores, garantindo assim melhor a seguran& ccedil;a do grupo de porta-aviões, afirmou Zhang.
Outra característica distintiva do projeto reside nas empenagens verticais do KJ-600, observou a reportagem da CCTV News.
Enquanto aeronaves convencionais normalmente apresentam uma configuração de empenagem vertical simples ou dupla, o KJ-600 incorpora quatro empenagens verticais. Esse projeto aprimora a capacidade de controle da cauda e requer superfícies de controle maiores. Para atender às limitações de altura do convés e do hangar do porta-aviões, a solução de quatro empenagens foi adotada, uma abordagem técnica implementada especificamente para superar restrições geométricas, disse Geng.
O desenvolvedor também explicou que o motor da aeronave foi projetado especificamente como um modelo para porta-aviões, exigindo robusta resistência à corrosão. Como uma aeronave embarcada que opera em trajetórias de decolagem e pouso extremamente curtas, ela de ve arremeter em caso de falha mecânica ou erro de pouso com gancho de parada. Isso exige capacidade de resposta rápida e instantânea, com todos os componentes do motor projetados para suportar as intensas tensões dos lançamentos por catapulta, pousos com gancho de parada e as forças de impacto do pouso em convés.
[Se comentar, identifique-se]
China: quando planejar é governar https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/11/china-politica-no-posto-de-comando.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário