Olhares conflitantes
Luciano Siqueira
Na abertura da Brasília em Defesa dos Munícipios, Lula anunciou conjunto de medidas destinadas a atenuar penúrias e incertezas de um cenário econômico marcado pelos ditames neoliberais que afetam o poder local.
A extensão do Minha casa, Minha vida para municípios com menos de 50 mil habitantes, a manutenção da alíquota de 8% da contribuição previdenciária e aumento do valor destinado a merenda escolar estão entre as medidas anunciadas pelo presidente.
De pronto, dois olhares se estabecem em torno dessas medidas: o dos próprios prefeitos e dos agentes econômicos locais, que vêm a possibilidade de redução das dificuldades que tantos os afetam; e o do mercado financeiro, reverberado pelo complexo midiático, que repete alertas em relação ao que consideram sagrado - o equilíbrio fiscal que, em última instância, significa a garantia de resgate dos títulos públicos para favorecimento dos que apostam na usura e trocam a produção real pela especulação na bolsa.
E assim segue o esforço de reconstrução nacional: a cada passo, nos deparamos com uma nova trincheira dos inimigos da nação.
Leia: https://lucianosiqueira.blogspot.com/2024/05/minha-opiniao_20.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário