28 novembro 2022

Seleção mais criativa, por favor

Com Neymar e Rodrygo, seleção brasileira pode vencer a Copa

Tite não deveria prender mais o time; tem que deixar a garotada jogar à vontade
Walter Casagrande Jr., Folha de S. Paulo

 

Tite perdeu uma grande chance de ousar e manter contra a Suíça aquele esquema ofensivo da primeira partida —e que funcionou maravilhosamente bem no segundo tempo contra a Sérvia.

A meu ver, escalou mal o meio-campo, mudando totalmente a característica do time. Fred é bom jogador, mas não tem criatividade e toca muito para o lado.

A primeira opção dele é sempre o lateral que está perto, e isso deixa a equipe lenta no raciocínio e sem velocidade, afetando os principais pontos fortes desse time.

Outra dificuldade foi Paquetá na posição em que Neymar joga, porque ele não tem a agilidade necessária para aquela posição, como tem o Rodrygo.

Com tudo isso, o primeiro tempo foi chato e sem chances de gol. A seleção não conseguia impor uma dinâmica de jogo mais agressiva. A Suíça marcou bem e conseguiu tirar a velocidade do jogo brasileiro, fazendo com que os jogadores virassem presas fáceis para os marcadores.

Tite mexeu logo no intervalo, colocando Rodrygo, que todos queriam desde o início. Mas no lugar de Paquetá, que passou a semana gripado.

As dificuldades continuaram as mesmas, com Fred insistindo em tocar a bola só para o lateral. Aí, Tite assinou o seu erro na escalação e na alteração do intervalo. Em 13 minutos do segundo tempo, o treinador tirou Fred e colocou Bruno Guimarães. Por que já não fez isso no intervalo?

Raphinha não foi bem novamente, e desta vez Richarlison pouco participou. Eles saíram para as entradas de Antony, que para mim seria titular, e Gabriel Jesus.

Demorou para as jogadas saírem, mas havia muitos jogadores em campo com criatividade e pensamento rápido. Mesmo assim, o jogo estava enrolado até o trio que conquistou a Champions League pelo Real Madrid neste ano se aproximar. Casemiro deixou a Espanha e foi para o Manchester United.

Vinicius Junior sempre procura Rodrygo, porque sabe da rapidez do seu raciocínio e do toque genial que esse garoto tem nos pés. Também percebeu a ultrapassagem do camisa 5 é só ajeitou para Casemiro fazer um golaço.

Tite já treina a seleção há cinco anos e conhece bem a escola futebolista brasileira, até porque foi um ótimo jogador. Então não deveria prender mais o time, tem que deixar a garotada jogar à vontade.

Mesmo sem jogar tão bem, quando o time ficou mais leve, criativo e rápido, chegamos ao gol da vitória merecida.

A Suíça só enrolou o jogo. A estratégia era deixar o jogo lento e jogar por uma bola para tentar surpreender.

Não tem comparação entre a qualidade de Brasil e Suíça: nós somos muito mais técnicos e hábeis com a bola, mas não é fácil enfrentar equipes que colocam uma dinâmica lenta na partida.

O Brasil está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo enfrentando duas equipes europeias medianas, mas difíceis.

Tite, se o Neymar se recuperar, coloque ele como titular, mas não tire o Rodrygo, por favor. É um pedido de um torcedor que ama o futebol brasileiro.

Leia também: Em um piscar de olhos, em uma bola perdida, muda-se o resultado de uma Copa do Mundo https://bit.ly/3VeSRfB

Nenhum comentário: