19 maio 2023

Minha opinião/crônica

Tudo o que acontece quase em tempo real

Luciano Siqueira

 

Teve dia de eu contar 13 mensagens ou até 18, mas creio que às vezes ultrapassam 20.

A amiga aposentada parece tomada de uma sofreguidão incontrolável pela notícia em tempo real. E tudo que encontra na mídia convencional digitalizada e em outros sites noticiosos, incontinenti emite o link e me envia — pouco lhe importando se o assunto me interessa ou não.

Deve fazer o mesmo para uma lista de amigos e amigas, igualmente vítimas em seus smartphones.

Sem nenhum preconceito, tenho a impressão que ela não tem tempo de ler o que envia, talvez veja a manchete e o líde e lhe basta para passar adiante.

Vale tudo. Inclusive três ou quatro mensagens sobre o mesmo assunto!

Se acharam mais uma joia entre os presentes inadequadamente apropriados por Bolsonaro e família, recebo o link.

Se um cientista norueguês demonstra que a contemplação da lua faz bem ao fígado, idem.

Mesmo que o fato seja de conhecimento geral e instantâneo. Como a chegada de Lula à China. Foram cinco links sucessivos — o primeiro quando o presidente pisou na pista do aeroporto de Pequim, os demais sobre cada passo subsequente.

Fica claro que para amiga eu estou entre os cidadãos precariamente informados. 

Para ela, eu não sabia que Lula iria encontrar Xi Jinping e muito menos ainda que iria de avião e estenderia sua estadia até Xangai, para a posse da ex-presidente Dilma no banco dos BRICS.

Resta-me receber a profusão de mensagens resignadamente, na esperança de que uma ou outra me traga uma informação nova e oportuna.

Melhor assim do que receber mensagens de autoajuda ou orações religiosas. 

Aí seria o caos. 

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: