08 novembro 2022

Defesa aérea avançada

China realiza exibição de alto perfil de aviões de guerra avançados

Global Times

 

Quando o Airshow China 2022 de seis dias começou na terça-feira em Zhuhai, província de Guangdong, no sul da China, os espectadores ficaram muito impressionados com os excelentes desempenhos de voo dos caças J-20 mais avançados do país com manobras desafiadoras de significado tático em um clima muito úmido. bem como seu pouso pela primeira vez diante do público em geral, que especialistas disseram, juntamente com as performances de voo do avião-tanque YU-20 e do caça pesado J-16, entre outros, constituiu um movimento confiante e de alto perfil que não apenas mostrou as capacidades da aeronave, mas também serviu como dissuasão para as forças secessionistas e de interferência externa da "independência de Taiwan".

Após dias consecutivos de mau tempo em Zhuhai, as chuvas pararam na terça-feira, o primeiro dia do show aéreo, abençoando todas as aeronaves com uma condição de tempo nublado quase nada boa para a entrega, e talvez mais importante, a audiência adequada da multidão, das performances de voo.

Apesar de algumas medidas estritas de prevenção e controle do COVID-19, os espectadores acharam que tudo valeu a pena quando quatro caças J-20 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLA) apareceram de longe em uma formação de diamante e voaram pelo local do evento.

Depois de algumas voltas, dois J-20 desapareceram nas nuvens, e os outros dois deslumbraram a multidão com muitas manobras desafiadoras com Gs altos que rasgaram o ar, com os rastros claramente visíveis por causa da alta umidade. 

Embora as pessoas já saibam que os J-20 pousariam no chão pela primeira vez em um show aéreo devido a um ensaio anterior, o público ainda ficou na ponta dos pés para ter uma visão mais clara deles. Muitos se reuniram o mais próximo possível para tirar fotos dos J-20 ou tirar fotos com os J-20, pois esta foi a primeira oportunidade de fazê-lo.

"Emocionante, satisfatório" são algumas das palavras que muitos espectadores disseram ao Global Times descrevendo o evento. Quando o J-20 realizou seu primeiro pouso no show, muitos espectadores gritaram: "Está chegando! É como se estivéssemos prestes a celebrar o festival chinês da primavera lunar. Bravo! A Força Aérea chinesa do PLA!"

Um dos últimos movimentos no desempenho dos J-20 foi um rolamento ao subir, com o nariz da aeronave mudando a direção para a qual apontava. Isso mostra que o J-20 tem excelente mobilidade e pontaria muito flexível, o que pode lhe dar vantagens em combate aéreo, disse Zhang Xuefeng, especialista militar chinês, ao Global Times na terça-feira no local do show aéreo.

O J-20 pode realizar cruzeiro supersônico e possui super manobrabilidade subsônica ao mesmo tempo. Isso é realizado graças ao design aerodinâmico exclusivo do J-20 de corpo de elevação com strakes e canards, além de motores desenvolvidos internamente, disse Zhang.

Uma formação de quatro aeronaves do J-20 é uma grande unidade tática com alto significado orientado ao combate, disse Song Zhongping, especialista militar chinês e comentarista de TV, ao Global Times na terça-feira.

A primeira exibição estática do J-20 no show aéreo mostrou a confiança da China na aeronave, refletindo que muitos aviões de guerra desse tipo já estão em serviço e formaram capacidades completas de combate e suporte logístico, e que esse caça furtivo avançado não é mais "misterioso, ", disse Canção.

Além do J-20, o avião-tanque YU-20 também fez sua primeira performance de voo ao público, pois lançou todas as três cestas de reabastecimento aéreo, mostrando sua capacidade de receber reabastecimento aéreo para duas aeronaves pequenas simultaneamente ou para uma aeronave grande .

O caça pesado J-16 foi outra aeronave de combate principal da Força Aérea do PLA que se apresentou no show aéreo. O J-16 lançou sinalizadores enquanto realizava uma jogada de combate, já que o belo movimento levou muitos no chão a expressar admiração.

O Exército do PLA enviou pela primeira vez o helicóptero utilitário Z-20, o helicóptero de ataque Z-10 e o helicóptero de transporte Z-8L para realizar performances de voo no Airshow China.

Outros equipamentos como drones também chamaram a atenção.

"Este é o terceiro Airshow China que visito. Este ano, eu estava ansioso para ver novas aeronaves como o bombardeiro H-20 ou o caça J-35. Agora que eles não vieram, o que me interessa agora é desenvolvimento de drones", disse Atsushi Okudera, chefe do escritório de Guangzhou/Hong Kong do jornal japonês The Asahi Shimbun, ao Global Times no show aéreo na terça-feira.

Enviando um aviso

Muitas das aeronaves em exibição no show aéreo, incluindo o J-20, o J-16 e o ​​YU-20, participaram de exercícios militares em larga escala ao redor da ilha de Taiwan em agosto, após a visita provocativa da presidente da Câmara dos EUA Nancy Pelosi à ilha que violou gravemente a soberania da China.

Outras exposições pela primeira vez, incluindo a aeronave de alerta antecipado KJ-500A com capacidade de reabastecimento em voo, um caça-bombardeiro JH-7A2 carregando o que parece ser um míssil de cruzeiro ar-superfície furtivo e um bombardeiro H-6K carregando dois o que parece ser mísseis balísticos lançados do ar que, segundo analistas, podem atingir porta-aviões, também podem desempenhar papéis vitais sobre a questão de Taiwan, disseram observadores.

O helicóptero utilitário Z-20 do Exército do PLA, o helicóptero de ataque Z-10 e o helicóptero de transporte Z-8L também são uma combinação perfeita em uma potencial missão de pouso horizontal quando operado a partir de um navio de assalto anfíbio Tipo 075 da Marinha do PLA, como o Z -20 liderará o ataque sob a escolta do Z-10, seguido pelo Z-8L, disseram analistas.

Essas armas e equipamentos não visam compatriotas de Taiwan, mas secessionistas da "independência de Taiwan" e forças de interferência externa, disse Song.

Se chegar a isso, o ELP usará as melhores armas e equipamentos existentes para combater os secessionistas de Taiwan e acabar com um possível conflito militar com o menor custo; também é importante mostrar a forças externas como os EUA do que o ELP é capaz, disse Song. “O PLA colocará em prática os movimentos, performances e capacidades exibidas no show aéreo”, disse ele.

Ambos os novos mísseis transportados pelo bombardeiro H-6K e pelo caça-bombardeiro JH-7A2 são armas isoladas que podem contribuir para as potenciais missões de antiacesso e negação de área do PLA contra interferência militar externa, apontou Song.

Com o avião-tanque YU-20, que pode estender o alcance e a resistência de caças, bombardeiros e aeronaves de alerta antecipado, a Força Aérea do PLA pode quebrar mais facilmente a primeira cadeia de ilhas criada pelos EUA na tentativa de conter a China, disseram analistas.

A principal aeronave de combate do PLA, incluindo o caça J-10C, o caça baseado em porta-aviões J-15, o caça pesado J-16, o caça furtivo J-20, a aeronave de alerta antecipado KJ-500A e o H-6N de longo alcance bombardeiro estratégico, são capazes de receber reabastecimento aéreo, de acordo com relatos da mídia.

Leia também: Os chineses construíram a engenharia social mais avançada do mundo https://bit.ly/3RW9fPJ

Nenhum comentário: