11 novembro 2022

Monitoramento espacial

China exibe poderoso radar de monitoramento espacial pela primeira vez no Airshow

Cao Siqi, Liu Xuanzun e Ma Jun em Zhuhai, Global Times

 

O principal desenvolvedor de radar da China exibiu um radar de monitoramento espacial gigante, que se acredita ser o "radar mais poderoso", no Airshow China deste ano. Tem cerca de 10 metros de altura e atraiu grande atenção não apenas de entusiastas militares, mas também de visitantes estrangeiros.

Destacando-se no pavilhão e reconhecível por seu enorme e espetacular conjunto de antenas, o radar ativo phased array de vigilância espacial SLC-18, desenvolvido pelo No.14 Research Institute of CETC (China Electronics Technology Group Corp), foi exibido pela primeira vez Tempo. 

Com o desenvolvimento da tecnologia de satélite de órbita baixa da Terra (LEO), os satélites usados ​​principalmente para coleta de informações e reconhecimento do campo de batalha tornaram-se gradualmente equipamentos essenciais para países modernos e poderosos obterem informações remotas.

Esses satélites geralmente são caracterizados por uma forte capacidade, tamanho pequeno e órbitas flexíveis, e podem realizar reconhecimento intensivo de 360 ​​graus e de todos os fatores de pontos quentes. 

O Global Times aprendeu com o No.14 Research Institute que o radar pode pesquisar, rastrear, calcular, catalogar e prever alvos espaciais, como satélites LEO, e obter dados de rastreamento e medição de vários alvos. É usado principalmente para monitoramento de alvos espaciais.

Sun Lei, vice-gerente geral do Grupo CETE Guorui, disse ao Global Times que, para se proteger contra os olhares indiscretos de satélites de outros países, os movimentos de equipamentos sensíveis ou implantações no solo de muitos países devem frequentemente manobrar intencionalmente para evitar o trânsito tempo dos satélites, ou tomar contramedidas para interferir com os sinais dos satélites. 

Tudo isso se baseia em saber quando um satélite está em trânsito, mas para a maioria dos países em desenvolvimento é difícil e caro desenvolver a tecnologia para monitorar alvos espaciais. No passado, eles compravam dados de satélite em órbita de países desenvolvidos, que são caros e muitas vezes desatualizados, dificultando a obtenção de informações em primeira mão, disse Sun. 

De acordo com a Sun, o radar SLC-18, um radar de fase ativa de estado sólido de banda P, é usado principalmente para monitoramento de alvos espaciais. Ele pode procurar e capturar satélites LEO e outros alvos espaciais e obter dados de rastreamento e medição de vários alvos.

Nos últimos anos, os EUA promoveram constelações de satélites de reconhecimento LEO. Eles não são mais alguns satélites caros, mas geralmente consistem em centenas de pequenos satélites. Por exemplo, a NDSA "Constelação de Satélites de Órbita em Camadas de Arquitetura Espacial de Defesa" proposta pelo Pentágono inclui um grande número de satélites rodando em diferentes órbitas. Os militares dos EUA planejam lançar até 100 satélites nos próximos cinco anos. 

Para lidar com os novos desafios impostos pelos constantes lançamentos de satélites LEO, o sistema de monitoramento espacial deve ter a capacidade de monitorar e identificar rapidamente os objetos, o que traz novos desafios técnicos.

"O radar SLC-18 pode detectar satélites de longe e identificar e catalogar satélites para formar um banco de dados de radar, de modo a orientar outros equipamentos para responder adequadamente. Ele também pode enviar dados de satélite para o centro de comando para ajudar a tomar decisões", disse Sun disse ao Global Times. 

O SLC-18 possui capacidade de detecção de área ampla, que pode capturar rapidamente a órbita de um satélite e inserir os dados orbitais no banco de dados. Por meio de análises comparativas, pode determinar rapidamente se é um novo tipo de satélite e qual seu principal uso, de acordo com as características da órbita. 

O radar tem vantagens notáveis ​​como todos os climas, todos os tempos, vários alvos, grande potência e grandes áreas de busca, que podem detectar alvos LEO em uma ampla gama de espaço aéreo e cobrir um grande número de alvos de satélite LEO, observou ele. 

O Global Times aprendeu com o instituto que o radar SLC-18 pode completar o monitoramento completo de alvos de satélite e tem a capacidade de pesquisar alvos espaciais. Ele também tem uma alta precisão de medição. 

Com base nas informações de rastreamento do radar, uma previsão de trânsito aéreo de satélite pode ser fornecida através da determinação da órbita e oferece tempo suficiente para a tomada de decisões em terra para tomar contramedidas.

Sun disse que o radar é fabricado internamente desde a fabricação até a tecnologia de chip e, ao mesmo tempo, adota o design modular, o que significa que o radar pode melhorar ainda mais sua capacidade com base na necessidade de aumentar o módulo, indicando que o desenvolvimento do radar da China atingiu um novo nível.

"No passado, apenas um poder militar forte que tivesse força técnica e fundamentos econômicos e industriais poderia conduzir a vigilância de alvos espaciais. Para os países em desenvolvimento, era difícil ter essa capacidade.  vigilância de alvos espaciais, e pode servir países ao longo da Iniciativa do Cinturã.

Leia também: Uma guerra entre Estados Unidos e China é inevitável? https://bit.ly/3rzpxDf 

Nenhum comentário: