26 dezembro 2021

Crônica do domingo

O bebê dinossauro e nossas convicções

Luciano Siqueira

 

Epaminondas é dado a conversas sérias, mas em termos jocosos. Sempre. Como se considerasse a vida uma incontornável comédia, mesmo em seus lances mais dramáticos e frustrantes.

De vez em quando me comenta uma notícia. Ou pergunta se há novidade e, mal lhe registro um fato relevante, de pronto exerce sua verve.

Sobre o atual presidente da República - uma de suas preferências para tiradas tragicômicas -, coleciona dezenas de chistes primorosos.

Hoje cedo me enviou pelo WhatsApp curiosa notícia: um fóssil de dinossauro bebê, perfeitamente preservado, foi descoberto enrolado dentro de ovo em algum lugar da China.

A coisa é séria e surpreendente.

O fóssil tem 70 milhões de anos e preserva o esqueleto embrionário de um dinossauro oviraptorídeo.

A tradução exata disso eu não sei. Nem o Epaminondas sabe.

Mas, segundo ele, a descoberta é inquietante:

- Do jeito que a ciência anda, nada deixará de ser descoberto, é questão de tempo. E aí mora o perigo...

- Como assim?

- Ora, os comunistas têm sido apelidados de dinossauros porque persistem no uso da teoria marxista como instrumento de análise da realidade em constante evolução. E sempre encontram táticas e meios de contornar dificuldades e fazer a avancar nossa luta.

- Verdade. Mas que tem isso a ver com o bebê dinossauro?

- A guerra cultural, amigo. Bolsonaristas e trumpistas mundo afora devem estar apavorados com a existência desse bebê fóssil. Para eles, sinal de que a esquerda é anterior a nossos ancestrais!

Epaminondas não perde nunca a piada, mas desta vez perdeu a plateia, pois me interessei pela notícia, deixei-o falando sozinho e fui me informar melhor.

Fiquei sabendo que em geral ossadas de dinossauros bebês são diminutas e quebradiças. Daí seus fósseis serem raros.

A cientista Darla Zelenitsky, do setor de geociências da Universidade de Calgary, do Canadá, que participa da descoberta, assegura que esse ovo mede 17 centímetros e se o bichinho tivesse vivido até a idade adulta teria alcançado de dois a três metros de comprimento.

Em tempo de negacionismo horrendo e explícito, essa descoberta tem seu valor – não apenas para os cientistas da área, mas para todos nós que lutamos por “um mundo de liberdade e fartura”, como dizia Marx, e acreditamos na capacidade dos humanos compreenderem a Natureza e a vida e no futuro superarem a injusta sociedade de classes.

É o que disse ao Epaminondas, que disso também entende, e dele obtive firme concordância.

Então, saudemos o bebê de dinossauro descoberto na China e renovemos nossa crença de que a transformação da sociedade é possível, sim.

.

Veja: Respostas a várias questões resumidas em 2 pontos https://bit.ly/3ppTPqL

Nenhum comentário: