12 janeiro 2026

Minha opinião

João Campos x Raquel Lyra para além das redes sociais 
Luciano Siqueira 
instagram.com/lucianosiqueira65
 

Precária sob todos os títulos a avaliação de que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), pré-candidato a governador, estaria experimentando curva descendente em sua força nas redes sociais. E de que este seria um fator de redução da vantagem que tem ostentado nas pesquisas em hipotético confronto com a governadora Raquel Lyra (PSD).

Primeiro, porque a força eleitoral do prefeito é fruto não apenas da eficiência de sua comunicação digital; antes decorre de exitosa gestão à frente do governo da capital. Daí a sua reeleição com 78,11% dos votos válidos.  

Segundo, porque o próximo pleito não acontecerá focado essencialmente em pauta administrativa. A concomitância com a eleição presidencial em ambiente político de confronto aberto entre rumos para a nação politiza naturalmente o embate em plano estadual. Este é mais um fator de fortalecimento da postulação do prefeito.  

Na outra ponta, a governadora Raquel Lira segue enfrentando no início do quarto ano de governo as mesmas contradições e dificuldades reveladas desde o primeiro ano. Realiza uma gestão politicamente instável e, no aspecto administrativo, muito aquém das expectativas da população.  

Mesmo a hipótese pouco provável de que a governadora também apoie a reeleição do presidente Lula dificilmente resultará na superação das dificuldades que ostenta. De quebra, precisa do reforço da extrema direita local perfilada na oposição em plano nacional e aspirante a uma vaga no Senado como prioridade.

Evidente que ainda há muito chão pela frente e não se pode descartar a hipótese de fatos fortuitos, que poderão alterar esse cenário. 

Passada a ressaca do réveillon e ultrapassado o período momesco, a movimentação das forças políticas ganhará outra dimensão até as convenções partidárias, que acontecerão no meio do ano. E, por enquanto, o polo mais atraente segue sendo a conjugação de forças em torno de João Campos.

Leia mais sobre o mundo da política https://lucianosiqueira.blogspot.com/ 

Nenhum comentário: