14 março 2016

Editorial do Vermelho

As ameaças da direita não intimidam

Os ataques da direita fascista contra organizações e partidos populares nunca ficam apenas na retórica, e sempre vão às vias de fato – à agressão física. 
Nesta semana cresceu a fúria antidemocrática da direita, em visível preparação para a manifestação pró-impeachment marcada para este domingo (13). 
Multiplicaram-se ataques predatórios do vandalismo fascista contra organizações populares. A sede estadual do Partido Comunista do Brasil, em São Paulo, amanheceu, neste sábado (12) com pichações contra o presidente Lula, a deputada federal Jandira Feghali e ao próprio partido.
A sede central da União Nacional dos Estudantes, em São Paulo, foi outro alvo da sanha vandálica da direita, amanhecendo pichada com dizeres de ódio e intolerância política semelhante à que gerou o incêndio da sede da UNE em 1º de abril de 1964, que foi incendiada por fascistas ligados ao golpe militar.
Faz parte dessa mesma série de atentados o telefonema recebido na quinta-feira (10), às 22h, pelo editor do portal Vermelho, com ameaças feitas por um direitista acobertado pelo anonimato, que disse, entre xingamentos e palavrões: "está chegando a hora de acabar a moleza de vocês".
Na sexta-feira (11) espiões e soldados da Polícia Militar de São Paulo invadiram a sub-sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em Diadema, a pretexto de que ali ocorria um ato em solidariedade ao presidente Luís Inácio Lula da Silva. 
Da mesma maneira, nos dias anteriores, a sede do Instituto Lula, em São Paulo, foi alvo de vandalismo semelhante. 
A escalada direitista passa das palavras à ação ameaçadora contra organizações democráticas e populares. São atos coordenados, e não ações isoladas de outras que ocorrem em outros campos; eles indicam a intenção de radicalizar o embate político que há no país. Com o objetivo de sempre dos fascistas e da direita – turvar as águas para facilitar a busca de seus objetivos ilegais.
Mas encontraram reação firme e indignada contra a covardia dessas ações. Não nos intimidarão, reagiu Carina Vitral, presidenta da UNE. “Somos firmes na defesa da democracia e repudiamos qualquer tentativa que ameace nossa liberdade", afirmou.
Foi semelhante a resposta de Orlando Silva, deputado federal e presidente do PCdoB-SP. “O PCdoB vem de longe e tem história de luta. Nós atravessamos muitos invernos e sabemos que a primavera sempre chega. Não nos intimidarão. Fascistas não nos intimidarão. Golpistas não passarão!”, disse ele.
Ações ilegais de qualquer espécie praticadas pela direita e pela oposição golpista, seja no campo institucional, ou ocultas pelas trevas da madrugada, não intimidam os lutadores pela democracia e pela legalidade. A resposta virá, em grande estilo, na manifestação marcada para o dia 18, em defesa da legalidade, das instituições e do mandato da presidenta Dilma Rousseff. 
Não haverá golpe! A democracia vencerá. As ameaças não intimidam e a direita golpista não passará!

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: