10 março 2016

Uma crônica para descontrair

Borboleta e avestruz
Luciano Siqueira, no portal Vermelho

Ambas amedrontadas aos primeiros sinais da decolagem. A do assento da janela, menos. A do meio, ao meu lado, pupilas dilatadas, voz trêmula:

- Morro de medo quando o avião faz esse barulho para levantar voo!

- Ah, querida, também tinha medo assim, hoje menos. Faço terapia...

- Ajuda?

- Muito. A minha terapeuta é que me fez descobrir que o meu pavor tinha tudo a ver com a borboleta preta.

- Borboleta!?

- Sim. Quando eu era menina, lá no meu Bodocó, minha mãe dizia que borboleta preta era sinal de morte. Meu medo de avião vem daí.

- Então seu medo continua?

- Só um tiquinho assim. Agora estou me acostumando. Até me sinto como uma bela borbota colorida, uma verdadeira mariposa olhando pela janela a imensidão do mundo entre nuvens e o azul do céu.

- Pois eu queria ser um avestruz. 

- !?

- Pra enfiar a cabeça debaixo do assento e seguir assim até São Paulo, sem ver nada, nem escutar esse barulho do motor.

Foi aí que entrei na conversa, metido a veterano dos ares:

- Tenham medo não, se houver algum desastre a gente nem sente. Em 10 segundos de despressurização a gente perde a consciência. Se morrer, nem fica sabendo...

Desastrosa intervenção, reconheço agora. Falar em desastre, morte e perda dos sentidos para as duas amedrontadas passageiras foi que nem botar lenha seca em incêndio.

As duas quase que abraçadas me olharam com severa reprovação. Incontinenti a que se acha borboleta passou entoar (desentoada) uma melosa canção de Roberto Carlos.

A que sonha em ser avestruz a acompanhou, emitindo uma sonoridade nervosa.

Eu que não sei cantar, sequer pude participar do coro para limpar a minha barra.

Salvou-me a troca da canção por uma boa conversa sobre poesia. A que se sente borboleta é poeta de alto coturno, a que anseia ser avestruz gosta de poesia... E como também sou consumidor de menestréis pude me entrosar facilmente.

Daí seguimos a viagem com relativa tranquilidade, na medida em que outros assuntos vieram à baila e até penso que as amedrontadas esqueceram minhas palavras iniciais aterrorizantes. 

Voo ameno, sem turbulências.

Conversa agradável.

E assim chegamos ao nosso destino, sãos e salvos.

E eu pude anotar no meu diário, pela primeira vez em tantos anos de viagens aéreas, que um dia tive o prazer de me fazer acompanhar num voo da Avianca Recife-São Paulo por uma borboleta e um avestruz.

Aliás, bons palpites para quem joga no bicho. 

Leia mais sobre poesia e temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: