10 março 2016

Experiência enriquecedora

Foto: Karina Moraes
Entrevista com pequeninos alunos
Alunos conversaram com o vice-prefeito Luciano Siqueira. Amanhã, secretário será o convidado
Thamires Oliveira, no Diário de Pernambuco
Crianças com idades entre nove e 11 anos prepararam perguntas sobre as prioridades da cidade ao vice-prefeito
 Estudantes recifenses com idades de nove a 11 anos protagonizaram ontem uma lição de cidadania, em comemoração ao aniversário das cidades-irmãs, Recife e Olinda, que será comemorado no sábado. Eles entrevistaram o vice-prefeito da capital, Luciano Siqueira, sobre as ações e desafios da gestão municipal. Amanhã será realizada outra entrevista, deste vez com o secretário-executivo de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Paulo Moraes Xavier.
O projeto envolve cerca de 160 alunos de quatro turmas do quarto e quinto ano do Colégio Grande Passo, em Boa Viagem. Todas as perguntas foram produzidas pelos próprios estudantes, a partir da leitura de textos e pesquisas sobre temas como transporte público, moradia popular, animais de rua, impostos, saúde e andamentos de obras. 
Maria Clara, nove anos, integra o quinto ano do Ensino Fundamental e indagou o gestor sobre as obras do Hospital Veterinário. Luciano afirmou que 65% dos serviços estão concluídos e que a prefeitura vai trabalhar não só para cuidar dos animais nas unidades de saúde, mas também para tirar cachorros, gatos e cavalos abandonados das ruas. Para isso, será usada uma fazenda alugada em Gravatá. 
Arthur Coelho, de 10 anos, mora no bairro do Ipsep e se queixou das pichações e de lixo nas ruas. Ele perguntou quais medidas educativas precisam ser tomadas para evitar esse problema. “Quando a pessoa tem educação aprende a ser um bom cidadão. Se a nova geração tiver educação, podemos fazer a diferença. E para os adultos que já picham e quebram ônibus, é preciso não só prender, mas investir também.” 
A atividade faz parte de um projeto das disciplinas de português e história, que trata de gêneros jornalísticos. Durante a entrevista, Luciano Siqueira assistiu a vídeos sobre o direito e a importância da educação. 
“Do ponto de vista pedagógico é muito interessante” afirmou o vice-prefeito, citando um trecho da música de Chico Buarque “Precisei fugir da escola para aprender essa lição.” Para Luciano, o aspecto extracurricular da escola é essencial porque acrescenta novos assuntos à sala de aula.

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD 

Nenhum comentário: