14 novembro 2022

Lula na COP-27

Lula embarca rumo à COP-27. Confira agenda

Programação inclui o Brazil Climate Action Hub; fórum dos governadores da Amazônia Legal e um terceiro evento onde Lula discursará para um público mais amplo.
Barbara Luz, Vermelho www.vermelho.org.br

 

“O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro”, escreveu Lula em seu Twitter antes de embarcar para Sharm El Sheikh, no Egito, a convite do presidente Abdel Fatah al-Sissi, para a conferência climática COP-27. A viagem de Lula nesta segunda-feira (14) gera expectativa entre autoridades e representantes da sociedade civil presentes à Cúpula.

Até o momento, o mandatário tem encontros confirmados com o secretário-geral da ONU, António Guterres; com o presidente do país anfitrião, o general Abdel Fattah El-Sisi. A agenda também inclui um pronunciamento oficial e evento com governadores que integram o Consórcio Interestadual Amazônia Legal e encontros com membros da sociedade civil.

Leia também: Lula retorna à Conferência do Clima, onde brilhou com proposta na COP15-Dinamarca

Veja a programação do mandatário:

  • Quarta-feira (16)

– Às 11 horas (16h de Brasília): participa do evento ‘Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática’, na companhia dos governadores da Amazônia Legal: Antônio Waldez Góes da Silva (Amapá), Gladson de Lima Cameli (Acre), Mauro Mendes (Mato Grosso), Helder Barbalho (Pará), Wanderlei Barbosa (Tocantins), e Marcos Rocha (Rondônia).

– Às 17h15 no Egito (22h15 em Brasília): pronunciamento oficial na “zona azul”, local coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta é a área restrita à organização onde ocorrem as negociações entre líderes mundiais.

  • Quinta-feira (17)

– Às 10 horas (15h de Brasília): tem um encontro com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Hub.

– Às 15 horas (20h em Brasília) o presidente eleito se reunirá com os representantes do Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

Contexto internacional da presença de Lula

O presidente eleito Lula recebeu ainda cerca de dez pedidos de reuniões bilaterais durante a COP-27, segundo assessores próximos. Entre as demandas estão encontros com representantes da China, Estados Unidos e Alemanha, além do presidente do Banco Mundial, David Malpass. Outro pedido é do parlamentar britânico Alok Sharma, que presidiu a COP 26, realizada em Glasgow, na Escócia, no ano passado.

Lula recebeu pedidos para se encontrar também com ex-chefes de estados e representantes de organismos internacionais.

Leia também: Na expectativa por Lula, COP27 quer planejar compromissos climáticos

Brazil Hub*

O presidente eleito é convidado de honra noBrazil Climate Action Hub durante a conferência deste ano.

Criado em 2019, na COP25, em Madrid (Espanha), o Brazil, Hub é um espaço formado por entidades ligadas à questão ambiental, coordenado pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS), o Instituto ClimaInfo e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Dentro da conferência, o Brazil Hub é o espaço no qual a sociedade civil organizada na área ambiental apresenta ao mundo a agenda brasileira do clima no debate mundial.

Em política, muitos opinam mas nem todos entendem https://bit.ly/3vhYCww

Nenhum comentário: