25 março 2023

Minha opinião

Palavras são palavras e para vender tudo se diz

Luciano Siqueira

 

Hoje cedo, numa gôndola de supermercado, o anúncio de uma marca de biscoitos: "não somos um produto, somos uma criação".

Não me detive nos detalhes porque aquele item não fazia parte da minha lista.

Mas de pronto me veio a lembrança de um bordão de Walfrido Canavieira, personagem de Chico Anysio na TV: "palavras são palavras, nada mais do que palavras!".

E tanto quanto é válida assertiva de que papel aceita tudo, para vender, todas as palavras valem a pena, inclusive com sentido dúbio.

Ora, biscoitos são fabricados — logo, são produtos, sim, do trabalho humano. E se reproduzem em escala traduzindo o que alguém criou como receita segundo referências científicas e técnicas e da sabedoria popular e uma boa dose de criatividade.

Logo, biscoitos são criação e produto ao mesmo tempo.

Estivesse aqui o amigo Epaminondas, sempre disposto a uma boa polêmica, logo me corrigiria brandindo argumentos próprios do marketing comercial, pois uma dose de sutileza na mensagem às vezes faz a diferença.

Mais: acrescento cá com meus botões: se a propaganda dos tais biscoitos é ostentada ali tão visível é porque o fabricante já comprovou na prática a sua eficiência.

Eu é que não deveria, neste sábado de manhã nublada cá na bela e complexa capital pernambucana, botar defeito na propaganda, pois não sou expert no assunto, no máximo posso ser consumidor.

Afinal, palavras são palavras e, para convencer alguém ou para vender algo, tudo se diz e tudo se lê e se ouve.

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: