29 abril 2024

China: indústria automotiva

Por que não há 'excesso de capacidade' no Salão do Automóvel de Pequim?
Global Times


Após um hiato de quase quatro anos, a 2024 (18ª) Exposição Automotiva Internacional de Pequim (Salão do Automóvel de Pequim) começou na quinta-feira. O evento conta com mais de 1.500 empresas expositoras, 278 modelos de novas energias, 117 modelos de estreia mundial e 163 conferências de imprensa, demonstrando as novas tendências de desenvolv imento da indústria automotiva nacional e global da China. Também mostrou ao mundo, da maneira mais vívida, por que a indústria chinesa de veículos movidos a novas energias é líder e o que isso significa para o mundo.

Os visitantes tiveram que esperar mais de 40 minutos na fila antes de seguirem para a entrada principal do salão de exposições. Muitas pessoas fizeram fila para comprar comida no restaurante da exposição. As salas de exposição de algumas montadoras estavam lotadas demais para entrar. Os chefes das "celebridades da Internet" das principais emp resas automobilísticas foram pessoalmente à exposição para competir por popularidade e marketing... Todas essas são manifestações concretas da popularidade do Salão do Automóvel de Pequim deste ano. Neste salão do automóvel em particular, as marcas nacionais da China tornaram-se o esteio e os veículos de novas energias ocuparam o centro das atenções. As pessoas estão cheias de expectativas sobre os novos modelos e tecnologias que as montadoras chinesas irão lançar.

Muitas pessoas notaram que obviamente havia mais estrangeiros neste salão do automóvel, e a atitude dos fabricantes de automóveis estrangeiros também mudou significativamente. BMW, Mercedes-Benz e Audi trouxeram linhas e modelos de expositores de luxo. Executivos de empresas automobilísticas multinacionais não só vieram promover os seus próprios produtos, mas também estudaram cuidadosamente a tecnologia e o design dos veículos chineses de nova energia. Um número considerável de revendedores, fornecedores, meios de comunicação e até proprietários de automóveis estrangeiros compareceram à exposição. Um vídeo de sul-coreanos observando veículos chineses de nova energia se tornou viral na internet. A sociedade chinesa tem uma atitude muito aberta em relação a isto. A abertura sempre foi o lema do Salão do Automóvel de Pequim.

Na era dos veículos a combustível tradicionais, a indústria automobilística da China geralmente desempenhou o papel de apanhadora, mas nunca abandonou os seus esforços para desenvolver marcas e inovações independentes. Baseando-se na acumulação tecnológica obtida ao longo de anos de exploração e nas enormes vantagens da capacidade de produção moderna da China, nos dividendos dos engenheiros e no mercado interno, as empresas automóveis chinesas ganharam uma vantagem na histórica oportunidade de transformação automóvel de combustível para nova energia. Em 2023, as exportações de automóveis da China ultrapassaram o Japão pela primeira vez e ficaram em primeiro lugar no mundo. No primeiro trimestre de 2024, a China exportou 1,3 milhões de veículos, um aumento anual de 33,2%, dando continuidade a esta dinâmica.

O padrão da indústria automobilística global não sofreu grandes mudanças durante muitos anos, e a força motriz fundamental para esta mudança é a revolução tecnológica. Isto é uma coisa normal, mas pôs à prova os nervos excessivamente sensíveis de algumas pessoas no Ocidente. No entanto, não houve nada do "excesso de capacidade", da "demanda enfraquecida" e da "saída da China" que eles esperavam para o Salão do Automóvel de Pequim, nem de "empresas automobilísticas chinesas espremendo empresas automobilísticas estrangeiras". O que as pessoas podem ver é que estão aprendendo com os pontos fortes uns dos outros para alcançar uma cooperação vantajosa para todos. Estão a exaltar a “excesso de capacidade” dos veículos movidos a novas energias na China e a criar uma narrativa ligada a valores e hegemonismo, numa tentativa de conter e estabelecer limites ao desenvolvimento industrial da China. O seu objectivo fundamental é utilizar políticas de protecção comercial e ofensivas da opinião pública para perturbar a dinâmica da indústria chinesa de veículos movidos a novas energias.

Por que o Salão do Automóvel de Pequim é tão popular? Devido à procura do mercado global, especialmente ao elevado interesse e entusiasmo pelos avanços tecnológicos em veículos de novas energias. De acordo com cálculos da Agência Internacional de Energia, para atingir o objetivo da neutralidade carbónica, as vendas globais de veículos de novas energias precisam de atingir aproximadamente 45 milhões de unidades até 2030, 4,5 vezes mais do que em 2022. Isto mostra que a procura global é real e não existe “excesso de capacidade”. A revolução da energia verde pode estimular uma série de remodelações industriais e a concorrência no mercado é cruel, mas não é de forma alguma o tipo de competição de vida ou morte que algumas pessoas no Ocidente têm em mente.  

As empresas chinesas não têm medo da concorrência, mas a concorrência deve ser justa e justa. As empresas chinesas de veículos de novas energias desempenham o papel de colaboradores industriais e concorrentes saudáveis, o que não só beneficia os consumidores, mas também beneficia o grande número de países em desenvolvimento, co mpensando assim o desenvolvimento global insuficiente e desequilibrado da capacidade de produção verde de alta qualidade, e, ao mesmo tempo, encorajar as empresas automóveis mais tradicionais a investir mais energia e recursos na transformação verde. Neste sentido, a abordagem certa para o mundo é trabalhar em conjunto para aproveitar as oportunidades trazidas pelo desenvolvimento das indústrias verdes.

Um mundo em transe https://bit.ly/3Ye45TD

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