Britânicos criaram espermatozóides humanos a partir de células-tronco obtidas de óvulos femininos
. A tecnologia envolvendo as células-tronco não pára de produzir novidades de interesse geral. Não é só no tratamento de lesões em órgãos cujas células normalmente não se regeneram, que as células-tronco têm aplicações. Há p
ouco tempo circulou a notícia de que um grupo de pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, produziu espermatozóides humanos a partir de células-tronco. O detalhe curioso nesse caso foi que as células-tronco originais eram de um embrião feminino. Potencialmente esse procedimento permitiria que as células de uma mulher também gerassem espermatozóides.. Na verdade, experimentos semelhantes com outras espécies já haviam sido conduzidos desde a década de 1990. Nessa época, foram testadas células-tronco de galinhas e de camundongos. Incluído na lista de centros de pesquisa que realizaram essas experiências precursoras está o nosso Instituto Butantan (SP), onde também foram produzidos espermatozóides e óvulos usando células-tronco de camundongos.
. Porém, é preciso enfatizar que, mesmo que esses grupos tenham produzido os espermatozóides partindo de células femininas, estes se limitam aos chamados espermatozóides femininos, portadores do cromossomo sexual X. O espermatozóide masculino contém o cromossomo Y, e os gametas contendo o cromossomo Y ainda não foram produzidos a partir de células-tronco.
. Leia a matéria na íntegra http://cienciahoje.uol.com.br/114436 Foto: O cromossomo X (foto), com cerca de 165 milhões de pares de bases, é quase três vezes maior que o Y.
Nenhum comentário:
Postar um comentário