21 fevereiro 2023

Minha opinião

O drama e a esbórnia: tudo é mercadoria

Luciano Siqueira

 

Na tela do meu smartphone, as principais manchetes d’Globo. Em destaque, a tragédia das chuvas no litoral paulista e a notícia de que algumas belas mulheres que desfilaram no carnaval escolheram o modelo de biquíni asa delta. 

Os dois acontecimentos ali, disputando entre si: o maior acidente climático de todos os tempos na história do Brasil versus a vestimenta, ou a quase ausência dela, de beldades (como se dizia no século XX) cuja existência eu ignorava. 

É que o mundo gira, a vida segue e o nosso ainda habitável planeta Terra esquenta — em todos os sentidos, física e socialmente falando —, mas é carnaval e há espaço e tempo para filigranas da vaidade humana. 

Sem nenhum preconceito, vale dizer, tento decifrar a razão para igual destaque para ocorrências tão dispares. 

Devem ser mulheres famosas e de audiência própria, e é natural que desfilem em escolas de samba que apostam tudo para conquistar o público — e os jurados. 

E, de quebra, fazem o merchandising de algumas marcas em evidência.

Na Parte I, Capítulo 1 de sua obra clássica 'O capital', Karl Marx demonstrou que o sistema transforma tudo — inclusive vaidades e desejos — em mercadoria.

Então, marxista convicto, vejo-me diante da evidência de que o filósofo revolucionário alemão já previa a conversão de (supostamente) belas mulheres e sua pouca roupa, em pleno sambódromo, em mercadorias de sucesso.

Lembro o dizer em uma crônica de Clarice Lispector: "eu sempre soube de coisas que nem eu mesma sei que sei".

Pois a essa altura da vida eu não devia estranhar as duas manchetes contraditórias e geminadas d'O Globo. 

Pierrôs e Colombinas são para sempre https://bit.ly/3Ye45TD

8 comentários:

Unknown disse...

Excelente explanação/provocação Mestre. Esse formato dado pela mídia, tornando um produto "similar" essas duas notícias, contribuem para a banalização de situações que deveriam ser discutidas com mais seriedade e profundidade pela sociedade.

Alice disse...

Se o Brasil fosse um país onde o coletivo predominasse sobre o individual, provavelmente a manchete seguinte (às consequências das chuvas no litoral paulista) seria sobre que Estados têm adotado políticas públicas de prevenção e quais outros apresentam riscos semelhantes ao do litoral paulista.

Yara Marques disse...

Colo sempre, cada postagem eu aprendo co você, muitas ações estão a espantar mesmo.

Anônimo disse...

BRAVO, querido amigo!

Clarissa a voz do Brasil disse...

A vaidade se não passar do extremo se entrelaça com a beleza e ela realça nossos melhores detalhes com os produtos do capital. Acho de uma tristeza tamanha que muitas mulheres ainda não tenham acesso a estes produtos que realçam a beleza feminina nós tornando mais atraentes a nossos próprios olhares. Gostaria que todas tivessem acesso a maquiagem, a produtos de beleza, a cirurgias plásticas, a bons perfumes, a roupas com tecidos macios 100% algodão, linho puríssimo e por aí vai .. Mas esse acesso é pra poucas, infelizmente. Até o absorvente não querem dar o acesso as estudantes de periferia, avalie estas minhas colocações. Acho que o que está faltando é políticas públicas voltadas a nossas necessidades como mulher também que embora pareça só vaidade, nos ver arrumada, cheirosa, maquiada, nos torna casa vez mais belas e confiantes de nós mesmo. Assim eu penso! E sobre as desnudas eu não sairia quase sem roupa em um desfile de escola de samba mas quem quiser sair que saia. Kkkkkk... Apenas um comentário pessoal meu. Beijos amigo!

Anônimo disse...

Excelente análise, Dr. Luciano, dessa complexidade "fabricada" e que serve como cortina de fumaça para os verdadeiros dramas sociopolítico-econômicos pelos quais fomos e somos "obrigados" a digerir em nosso dia a dia brasileiro, principalmente nesses últimos quatro anos em que viramos reféns da política neoliberal e da necropolitica bolsonarista !

Anônimo disse...

Eu marxista da vida toda, me atrevo a comentar alguém que tão bem sabe mostrar a atualidade do grande Marx

Eliane De carvalho Noya disse...

Eu como marxista da vida toda me atrevo a comentar o meu prefeito preferido sobre a atualidade do grande Marx