24 julho 2023

Palavra de poeta: Chico de Assis

DEUSA DA GUERRA
Chico de Assis*

Vim para o plantio do caos. 
Por onde passe
não restará 
pedra sobre pedra. 

Conduzo o gozo efêmero 
das vitórias 
e o aprendizado duradouro 
das derrotas.  

Semeio a dúvida
no espírito dos conformados
e a certeza 
na angústia dos revoltados. 

Não conheço o repouso.
Se de alguma parte me retiro
ando à procura de fôlego
para novos combates. 

Eu estou no nascimento 
e na morte
no amor e no ódio
no prazer e na dor. 

Eu artículo 
faço desfaço refaço. 
Sou a paciência das abelhas
e a rapidez das serpentes. 

Fiz-me bela 
para que poder tivesse 
e altiva 
para que o poder durasse. 

Minha maior inimiga — a paz
é hoje minha cativa. 
Eu sou a deusa da guerra
o tormento das consciências.


[Ilustração: Pablo Picasso]


*Advogado, poeta

O mundo gira. Saiba mais  https://bit.ly/3Ye45TD

5 comentários:

Anônimo disse...

Belo poema, do poeta Chico de Assis. Parabéns. José Mário Austregesilo.

Ana Veronica Vieira Peixoto Valença disse...

Poeta de palavras leves de leitura sempre viva. Abraços Chico

Rejane Cavalcanti disse...

Belíssimo poema.

Liana Medeiros disse...

Que belo poema! Inquietude. Instigante. A podia de Chico é profunda, tórrida. De compassos e descompasso. De um eu lírico atormentado pela incompreensão do compreensível. " O poeta TD pode.'

Anônimo disse...

Meu poeta de palavras com dor e cor. Palavras vivas