26 fevereiro 2024

Minha opinião

Instigantes mundos desconhecidos
Luciano Siqueira



De vez em quando transcrevo em meu blog matérias de fontes mais ou menos confiáveis a respeito da exploração do universo.


Despertam a minha curiosidade e me fazem recordar o tempo de criança, quando lia aventuras de Flash Gordon em revistas em quadrinhos.


Àquela época supunhamos que viagens interplanetárias eram pura imaginação. Jamais aconteceriam.


Agora, apenas lamento que minha idade avançou e certamente não viverei o suficiente para a descoberta de vida em outros planetas!


Pois soube hoje http://tinyurl.com/yeytj5cv que há entre 10 e 50 bilhões de mundos possivelmente habitáveis na nossa galáxia!


Se somarmos essa estimativa a outras milhares ou milhões de galáxias, o que está por vir, através do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, mostra-se inimaginável.


Inclusive porque agora os cientistas contam com a ajuda da inteligência artificial nas pesquisas a propósito da existência de vida extraterrestre.


Ao se descobrirem seres semelhantes aos humanos, interessante será saber se estarão organizados em classes sociais ou se avançaram o suficiente para superá-las.


Mais: que música, que poesia, a quantas vai a imaginação nas artes plásticas e que esportes praticam (o futebol incluído, quem sabe?) e de que modo experimentam o desamor e a paixão?


Resta-me desejar aos meus pósteros que a Terra sobreviva ao aquecimento do Sol e que possam descobrir afinal quem são esses que habitam planetas tão distantes e possivelmente tão diferentes do nosso.


(Por agora, o que tenho mesmo é que tomar um suco de maracujá bem gelado e retornar ao trabalho. Afinal, quando se tem muito o que fazer a imaginação tem limites. Ou não?)

Leia: A Inteligência Artificial na busca por vida extraterrestre http://tinyurl.com/yeytj5cv

Nenhum comentário: