24 fevereiro 2024

Palavra de poeta: Chico de Assis


AO VELHO ROCHA 
Chico de Assis*
(meu pai, meu amigo, que hoje, 24/02/2024, completaria 107 anos
 
Eu nem sei pai. 
Como estarias nesse momento 
se não tivesses ido tão cedo 
nas ardilosas armações do tempo. 
 
Tu falavas tão pouco. 
Mas só percebi o que aprendi 
com teu silêncio 
quando o silêncio maior se fez. 
 
Eu nem sei pai. 
Tu ensinavas tão pouco. 
Mas foi assim que aprendi 
que não se ensina ninguém. 
 
Quem sabe foi tua voz 
urdida ao embalo do vento 
que me ditou o verso
em que de ti me lembro? 
 
Eu nem sei pai. 
Só sei que nesse tempo 
fiz do meu canto o rebento 
da dor curtida por dentro.
 
E é dessa dor 
das entranhas extraída 
que eu quero que tu sintas
como estou:
 
só me abala o pensamento 
a incerteza viva aqui contida
de que nunca entendeste 
o meu amor!

[Ilustração: Rene Magritte]

*Advogado, poeta
Poema de Manoel de Barros com ilustração de José Cláudio http://tinyurl.com/43jwebmu 

Nenhum comentário: