03 setembro 2010

A opinião de Waldir Pedrosa Amorim

Serra e Cia, com as unhas de fora
Waldir Pedrosa Amorim

A oposição à candidatura vitoriosa de Dilma Rousseff põe de fora as próprias unhas de desespero, ora veiculando nas emissoras de rádio um achincalhe torpe ao presidente Lula, ao PT e à candidatura Dilma, ora fazendo o que já se aguardava: criar fato, fazer barulho, arruaça, dar a idéia de que, os que defendem os interesses do povo, devam ser tidos como ignorantes, desonestos, incapazes.

Há um ditado do tempo das nossas bisavós que dizia: "Quem disso usa, disso cuida". Assim são os salafrários de paletó, gravata, mãos sedosas e fortunas que não se sabe de onde vieram. Ou se sabe muito bem!

Neste passado que antecedeu os mandatos do sindicalista e torneiro mecânico Lula, estes sempre cometeram barbaridades: desde a manutenção do povo na indigência e no analfabetismo, para servir-lhes como massa de manobra, ao conhecido curral eleitoral, passando, ainda hoje, pela compra do voto, manipulação da mídia, dos fatos ou notícias forjadas com o intuito de atrair a atenção da opinião pública. Assim agiram durante as candidaturas de Lula, nos seus dois mandatos e, descarados se repetem.

A democracia tem algo extremamente belo, costuma florir rapidamente, após governos que praticam a liberdade no ato do cuidar de pessoas, de tornar cidadão e gente o mais necessitado. Isto o governo Lula com Dilma fez — não é retórica. Nesta fase, não apenas os indicadores de progresso material foram importantes. Nestes oito anos de governo foi sendo consolidada a auto-estima, a autoconfiança de todos os segmentos, especialmente, dos socialmente mais carentes. Há um sinal palpável de que nasce um país para ser construído e melhorado por todos.

Dilma mesmo que já viesse ungida pelo presidente Lula como sua sucessora, fez muito mais, foi assertiva e afirmativa como mulher inteligente, mostrou-se conhecedora profunda do Brasil, culta, e capaz de prosseguir com aperfeiçoamentos a intrincada condução deste país continente. País no qual são diferentes e inúmeras as demandas internas e grande o foco da América Latina e do mundo sobre ele.

Nenhum destes lobos em pele de ovelha, negociantes e atravessadores, conseguirá fazer o sol nascer fora do horizonte de todas as manhãs. Dilma será presidente, para a alegria de um povo que aprendeu a caminhar para frente.

Importa neste momento, manter o tom e o bom nível da campanha, aumentar o esforço para que a vitória seja o mais significativa possível. Eleger com consciência deputados estaduais, federais, senadores e governadores comprometidos com as propostas deste governo, desde que possuam as características de bom caráter como pessoas, e se reconheça que defenderão os anseios progressistas de sua federação ou estado e não os seus interesses pessoais ou de grupos que nada tenham a ver com a coletividade. O enterro político de Serra e do que este passou a simbolizar, está bem mais próximo do que parece.

Nenhum comentário: