23 fevereiro 2018

Pré-candidatas


Manuela, Luciana e o debate pré-eleitoral
Luciano Siqueira, para o Blog de Jamildo/portal ne10

Daqui até agosto, quando se realizarão as convenções partidárias destinadas a celebrar candidaturas e alianças eleitorais, a cada instante se intensificarão as démarches entre forças políticas distintas mirando o pleito de outubro.

Até aí nada de novo. Passado o carnaval, em ano eleitoral é assim que as coisas acontecem.

A diferença está na complexidade da situação brasileira, marcada por uma crise grave e multifacetada, pela instabilidade e, podemos dizer, pela imprevisibilidade.

O ambiente social e político no qual acontecerá o pleito, particularmente no que diz respeito ao comportamento do eleitorado, ainda é uma incógnita.

Assim, simplesmente repetir fórmulas antigas não é o caso. Há que se reinventar a política, por assim dizer, sem desconsiderar o passado, sobretudo o passado recente, mas com o olhar focado no presente e no futuro mediato do país.

Nesse contexto, ganha corpo a pré-candidatura da deputada gaúcha Manuela D'Ávila à presidência da República, pelo PCdoB. 

Manu, como costuma ser chamada no Rio Grande do Sul, onde por duas vezes consecutivas foi a deputada federal mais votada dentre todas das legendas partidárias, embora ainda jovem, acumula rica experiência - seja nos movimentos sociais, de onde surgiu, seja no seu desempenho parlamentar, inclusive como líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, com reconhecido destaque. 

Em parceria direta com a deputada pernambucana Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB, vem percorrendo o país para dialogar com os mais diversos segmentos da sociedade e correntes políticas democráticas e progressistas acerca da crise atual e o que considera traços essenciais de um novo projeto de nação.

É uma pré-candidatura que dialoga com as demais situadas no campo democrático e, inclusive, defende com firmeza o direito do ex-presidente Lula disputar o pleito.

Assim como Luciana Santos, no âmbito local, tem seu nome apresentado por seu partido para compor a chapa majoritária como candidata ao Senado. 


Embora as coalizões ainda não estejam definitivamente firmadas, o PCdoB entende que a presença da deputada Luciana Santos como candidata a senadora contribuirá para matizar com traços avançados uma frente ampla e plural. 

Está há de ser uma construção solidária entre as forças aliadas, a se consumar no momento devido.

Na próxima quinta-feira e durante toda a sexta, Manuela estará no Recife, juntamente com Luciana, cumprindo uma agenda que mescla contatos com a comunidade científica, o mundo da cultura, a militância partidária e dos movimentos sociais e a imprensa, incluindo a "Resenha política" deste Blog de Jamildo, culminando com um debate sobre os rumos do país no auditório do Bloco G2 da UNICAP, a convite da Associação dos Docentes.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/ kMGFD e acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina, no YouTube http://goo.gl/6sWRPX        

Nenhum comentário: